Mais didático, "BBB15" está parecendo a escolinha do professor Bial
Tradição no "BBB", o discurso de Pedro Bial na noite de eliminação continua tendo a função mais de confundir do que explicar. Ninguém entende direito o que o apresentador quer dizer antes de anunciar o nome do derrotado.
Boiando, o público normalmente esquece as palavras assim que termina o programa. Dentro da casa, porém, os "brothers" passam horas tentando decifrar os enigmas poéticos, quase sempre sem sucesso.
Este ano, pela primeira vez, Bial tem feito uma espécie de introdução ao discurso de eliminação, dirigida exclusivamente ao público. Sem que os participantes ouçam, o apresentador tem procurado explicar quais são os principais conflitos na casa e o que está em jogo no paredão.
Nesta terça-feira (10), por exemplo, Bial foi bem didático ao mostrar para o espectador por que Marco e Fernando estavam no paredão. "Jogadores assumidos. Feiticeiros provando de seus feitiços", disse. Lembrou, ainda, que o teólogo havia usado informações externas dentro da casa, dando a deixa de que seria eliminado.
O esforço de didatismo também está me chamando a atenção em vários VTs exibidos pelo programa. Parece haver uma preocupação extra em não deixar o público boiando com as confusões na casa.
Diante da fuga de audiência constante nos últimos anos, esse esforço quase escolar deve ter uma razão de ser. O único risco é o espectador se sentir tratado como aluno de escola. A escolinha do professor Bial.
Ampliar
A gaúcha Francieli deixou claro que entrou para jogar em seu vídeo de apresentação, antes mesmo de começar a 15ª edição do reality. Essa informação acabou chegando aos participantes por meio de Marco, que entrou no confinamento alguns dias depois, no lugar de Rogério, que desistiu do programa. A revelação ajudou a colocar a conciliadora criminal no paredão e lhe custou a eliminação no primeiro paredão, com 58% dos votos. Francieli não foi a primeira jogadora declarada do reality. Veja outros participantes que assumiram suas posições no "BBB" VEJA MAIS > Imagem: Paulo Belote/Divulgação/TV Globo
Mauricio Stycer
É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.
- Todos
- Mais curtidos
- Escolha do editor
Os comentÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂários nÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂão representam a opiniÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂão do portal; a responsabilidade ÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂÃÂé do autor da mensagem.
Leia os termos de uso
Leia os termos de uso