Na dúvida sobre regra quebrada, Globo deveria ter anulado prova decisiva

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Crítico do UOL

Faltando quatro dias para o fim do "BBB15", a direção do programa vacilou num momento decisivo. Em dúvida se Fernando infringiu uma regra da prova que definirá o primeiro finalista, a Globo deixou o próprio candidato decidir se agiu com lisura ou não.

Segundo Pedro Bial, a equipe do programa ficou em dúvida, revendo as imagens, se Fernando quebrou a regra. Por isso o apresentador pediu ao candidato que colocasse a mão na consciência e informasse se agiu corretamente ou não durante a prova.
 
Ora, essa é uma decisão das mais difíceis. Fernando pode até ter achado que não fez nada de errado, mas ter cometido o erro sem se dar conta. E mais, como esperar "fair play" em um jogo que dá R$ 1,5 milhão ao vencedor? 
 
No caso de Amanda, não houve dúvida. A direção do programa confirmou a informação divulgada pelo UOL horas antes e eliminou a candidata, por ter infringido a mesma regra de forma visível.
 
No caso de Fernando, a solução era óbvia. Havendo dúvida, só restava anular a prova e deixá-la sem vencedor. Sendo uma disputa em três etapas, não teria tanto problema assim cancelar uma delas. Deixar o próprio candidato decidir foi a pior escolha.

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

UOL Cursos Online

Todos os cursos