Fernando assume função de "roteirista" do "BBB" e pode ser visto como vilão

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Crítico do UOL

Jogar, tentar influenciar, dissimular ou enganar adversários são atitudes que o espectador do "BBB" está acostumado a ver. O produtor cultural Fernando faz tudo isso, mas vai além, promovendo um tipo de ação que a direção do programa odeia: ele está agindo abertamente como "roteirista" do reality show.

Fernando entende que, para se dar bem no "BBB", precisa convencer o espectador a acompanhar a sua história. Para isso, precisa alimentar o interesse do público com "episódios" diários, de maneira a entretê-lo. Como se o reality fosse uma novela e ele fizesse parte do elenco como protagonista.
 
O "brother" tem dado vários sinais a respeito desta sua visão do jogo. Na noite de quinta-feira (29), encerrada a prova, vencida por seu grupo, ele não deixou que Aline, sua namorada, fosse escolhida a líder. "A Aline não", disse a Rafael, que integrou o grupo e acabou escolhido.
 
De madrugada, na cama, Fernando e Aline mantiveram um diálogo muito interessante a respeito dos rumos da "novela". Ele observou que é preciso, sempre, deixar alguma marca dentro da casa, fazer algo que torne o candidato necessário ou visível aos olhos dos outros. "O relacionamento da casa é importante, mas tem algo que é tão importante quanto, que é o que você faz pela casa", disse. E acrescentou:
 
"Então eu fico pensando, se tem alguma coisa, tipo, que a gente pode fazer, o que a gente pode fazer, eu e você, pra gente fazer pela casa, pela organização da casa. Porque dessa forma você acaba ganhando um pouco as pessoas. Você fica com uma função na casa que as pessoas vão ter que recorrer a você na casa".
 
Em seguida, houve o seguinte diálogo:
Fernando: Acho que as pessoas gostam da gente lá fora.
Aline: Também acho.
Fernando: Eu gosto muito da nossa forma de ficar junto, de ser um casal bonito, legal e tal. Acho que eles gostam da gente. Mas se quiser a gente pode fazer as pessoas gostarem mais ainda da gente.
 
E prosseguiu assim:
Fernando: Você entende o que eu estou falando?
Aline: Entendo, mas eu não consigo pensar, tipo, numa situação.
Fernando: Não, não não. Eu sei. Em uma situação eu também não consigo pensar assim. Arquitetar. Eu não consigo, mas eu estou dizendo, eu estou dando um exemplo de situações que lá fora as pessoas comentam, gostam e seguem. Aí apoiam um lado, outros apoiam outro e fica aquela discussão, né?
Aline: Uhum.
Fernando: Eu acho que fortaleceu a gente também, quando aconteceu a nossa história. Gerou um conflito que virou uma historinha.
 
Por fim, depois que aparentemente transaram sob o edredom, Fernando voltou a escrever o roteiro da história: "Meu amor, nós estamos juntos e é mais fácil de assumir isso. Amor, eu vou te encher de beijos. Nossa história é linda porque a gente se gosta. Confia e fica atenta em mim. Presta atenção no que vou falar sobre isso na casa amanhã", disse.
 
À tarde, mais uma vez, Fernando deu sinais de que pensa no "BBB" como uma novela. Ele entendeu que Amanda, ainda ressentida com o fato de ele ter ficado com Aline, pode ser mais útil dentro da casa do que eliminada. "A Amanda para gente é importante. Ela tem que estar aqui para nós dois".
 
Em outra conversa, desta vez com Luan, disse em tom de brincadeira: "Podia pegar a Amanda, né? Ou tu ou o Douglas. Investe lá".
 
O destino de Fernando no "BBB15" vai depender muito de como será apresentada ao público esta sua visão do jogo, bem como a sua intenção de ser uma espécie de "roteirista" da história. É fácil associá-lo a um personagem negativo, manipulador. Desconfio que é o que acontecerá.
 

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

UOL Cursos Online

Todos os cursos