Cézar ou Mariza: quem será a nova vítima da crise na TV brasileira?

Chico Barney

Chico Barney

Especial para o UOL
  • Divulgação/TV Globo

    Mariza e Cézar disputam o nono paredão do "BBB15"

    Mariza e Cézar disputam o nono paredão do "BBB15"

São tempos lastimáveis para o entretenimento nacional. Em questão de dias, nos vimos privados da companhia de verdadeiras sumidades, como a ex-mulher de Carlos Alberto de Nóbrega, demitida da "Praça É Nossa". Antes mesmo que pudéssemos recuperar o fôlego, veio a Band e mandou encerrar o talk show do Rafinha Bastos. E o Latino ainda apagou a tatuagem do rosto da Kelly Key (que ninguém lembrava que ele tinha). É muita coisa para assimilar.

Como em qualquer crise econômica, a conta chega rápido para o povo brasileiro. Hoje é o dia em que seremos impedidos de continuar acompanhando as aventuras de algum dos dois maiores carismas da TV em 2015: Cézar ou Mariza.
 
Muitos apostam no paredão de hoje como a grande final antecipada do "BBB15". Não acho que estejam completamente equivocados. 
 
Se não, vejamos.
 
Fernando tornou-se o grande vilão do programa. Os conluios que levaram à disputa entre Mariza e Cézar nesta noite foram extraídos diretamente do livro-texto sobre como ganhar uma sobrevida no "BBB" apenas para ser eliminado com rejeição recorde. Em bom português: o produtor cultural dificilmente conseguirá uma posição melhor do que um terceiro lugar.
 
Adrilles é o cara mais letrado a participar de um "Big Brother" depois do Pedro Bial. E isso é com certeza um dos elementos que transformaram essa edição num veneno para o Ibope, cada vez mais fugidio. O nobre poeta é um João Grilo que se esforçou demais. 
 
Amanda tinha a seu favor o fato de ter sido rejeitada pelo galã errante desta edição. Suas chances foram minguando quando o rapaz resolveu retribuir o afeto. Para todos os efeitos, ela é a outra. E entendo que exista alguma resistência por parte do público em garantir essa pensão.
 
Desta feita, é seguro afirmar que Mariza e Cézar realmente são os portadores das boas novas: um deles será o campeão do "BBB15". Mas qual deles?
 
Mariza caiu nas graças dos editores do programa. Seu não romance com Adrilles é uma versão do casal formado por Fernanda Montenegro e Natália Timberg em "Babilônia" que a bancada evangélica consegue suportar. A professora acabou se tornando uma das protagonistas mais interessantes desta edição, embora difícil de assistir. Como todo bom discurso do Pedro Bial.
 
E Cézar também é um desafio. Sua não trajetória até aqui é um dos enigmas mais bem construídos na televisão brasileira recente. Não criou alianças, não viveu grandes emoções, não inspirou qualquer tipo de empatia. Mas ao mesmo tempo divertiu e confundiu o público com seu modo de falar um tanto quanto estroboscópico. Como todo bom discurso do Pedro Bial.
 
A única certeza é que Mariza e Cézar estão partindo rumo ao nada, exatamente como nossos outros programas de TV favoritos. Por mim, tudo bem.
 
A diferença é que Mariza e seu sidekick Adrilles, num esquema meio Thelma e Louise, parecem mais dispostos a capotar ribanceira abaixo do que o sempre comedido Cézar.
 
No mais, quem será que fica no ar por mais tempo: Cézar, Mariza ou Luiz Bacci?
 
Descobriremos em breve. Dê seu pitaco nos comentários abaixo e/ou mande seu salve no meu Twitter. Nos falaremos novamente em breve.

Chico Barney

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002.

UOL Cursos Online

Todos os cursos