Falta de transparência marca domingo de eliminação e prova do líder
-
Reprodução
Na mesma noite, Marcello foi eliminado e Kamilla, sua adversária, virou líder em prova rápida
As enquetes do UOL não têm valor de amostragem científica e não interferem no andamento do programa, mas costumam ser um indicador confiável dos humores do público que assiste ao "BBB".
Raramente há uma discrepância muito grande entre o que diz a enquete e o resultado oficial do programa. Mais raro ainda é o levantamento apontar um eliminado e sair outro candidato, como ocorreu neste domingo (3), com a derrota de Marcello para Kamilla.
Sinal de que algo diferente ocorreu neste paredão foi o anúncio incomum do diretor Boninho no Twitter, no início da tarde: "Votação apertada! Troca direta de eliminado, desde o início." Ao começar o programa, o apresentador Bial reforçou o mesmo ponto: "Nada tá decidido ainda".
Para completar, em seu discurso de eliminação, Bial apresentou uma série de estatísticas falsas, como que a sugerir que os números podem enganar.
Prejudicada dois dias antes, com a revisão da prova do líder realizada na quinta-feira e a anulação da prova do anjo, Kamilla foi a grande vitoriosa deste domingo. A candidata não apenas sobreviveu ao difícil paredão como ainda virou a líder, ao fim de uma prova ridícula de perguntas e respostas.
Os candidatos deviam responder a questões como: Qual é a capital de Rondônia? Quem descobriu o Brasil? Quem descobriu a América? Quem é Edson Arantes do Nascimento? Que dia foi a abolição da escravatura?
Como o público não conhecia a ordem das perguntas, ficou no ar a dúvida de que algum candidato possa ter sido beneficiado com questões mais fáceis do que outras. Em nome da transparência, o "BBB" poderia publicar as perguntas com antecedência no site do programa.
Mauricio Stycer
É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL