Por que o público rejeitou a candidata mais abusada do "BBB13"?

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Crítico do UOL
  • Reprodução/TV Globo

    Num dos momentos mais marcantes do "BBB13", Aline chama Bambam de "ridículo" ao vivo

    Num dos momentos mais marcantes do "BBB13", Aline chama Bambam de "ridículo" ao vivo

Desde que foi formado o paredão não havia dúvidas de que a disputa entre Aline e Ivan, na verdade, colocaria em confronto os fãs da carioquíssima recepcionista contra os que a odiaram desde o primeiro minuto do “BBB13”.

Para quem não se lembra, um dos primeiros sons do programa saiu da boca de Aline: "Pra entrar na Globo tem que dar pra alguém. E eu não dei pra ninguém". Negra, alta, com sotaque acentuado, um jeito meio vulgar, mas engraçado de falar, ela lembrou imediatamente a Penha, personagem de Taís Araújo na novela “Cheias de Charme”.

  • 5815
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/bbb/bbb13/enquetes/2013/01/15/voce-concordou-com-a-eliminacao-de-aline-no-bbb13.js

Com três dias de programa, enfrentou Kleber Bambam numa transmissão ao vivo, chamando-o de “ri-dí-cu-lo”. Um dia depois, o ex-campeão revelou que um dos motivos para a sua desistência foi esta briga. “Não sabe brincar, não desce pro pray”, disse Aline, querendo falar “play”, de "playground". Também ficou famosa por dizer “brindado” em vez de “blindado”.

Já Ivan, apresentado como fã de Super-Homem, o que fez nesta primeira semana? Nem perto do tímido Clark Kent ele chegou. Não me recordo de nada que tenha dito de significativo. Orgulhou-se de ter concluído a prova do líder em quarto lugar, o que é a mesma coisa que ser o último, ou seja, não significa nada.

Ao anunciar a eliminação, Pedro Bial não teve coragem de enfrentar diretamente a questão: por que o público rejeitou Aline? Preferiu discutir a ideia de que os candidatos são publicitários de si mesmos no esforço de vender uma boa imagem para o espectador.

“Cada um de vocês tem um produto para vender. Querem que a gente goste de comprar. E o que vocês vendem? Cada um de vocês é o publicitário de si mesmo. Só vence quem convence”, disse. “Só que técnica nenhuma sabe fazer o coração bater. A verdade pode vencer. Mas alguém tem que acreditar na sua verdade.”

Um pouco antes de concluir que Aline foi eliminada (com altos 77% dos votos), o apresentador disse: “Ninguém compra nada por imposição”, sugerindo que a culpa pela alta rejeição foi dela mesma.

Será? Suspeito que Aline desagradou a três quartos dos votantes porque não se enquadra no lugar comum. Não se fez de coitada, nem subserviente, não pediu piedade... Ao contrário, mostrou-se destemida e orgulhosa de suas origens e características. Falou alto.

Não me cabe julgar se Aline estava “interpretando” ou não um papel. Nisso concordo com Bial. Todos os candidatos estão ali “vendendo” algo. O fato é que o produto que Aline quis vender incomoda.  

A moral da história é que dois dos três protagonistas desta primeira semana de “BBB13” já estão fora. Sobrou Dhomini. Tomara que encontre outros adversários à altura.

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos