"Fazenda 5" estreia, mais uma vez, com muita promessa e pouca ação

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Crítico do UOL
  • Reprodução

    Peões se cumprimentam no primeiro encontro, ocorrido na véspera da estreia da quinta edição da "Fazenda"

    Peões se cumprimentam no primeiro encontro, ocorrido na véspera da estreia da quinta edição da "Fazenda"

De todas as novidades da quinta edição da “Fazenda”, a principal talvez tenha sido a insistência com que o apresentador Britto Jr. propagou a ideia de que o programa é “um reality show de verdade”.

Obcecada, como sempre, com a Globo, a Record tenta contrapor o seu programa ao “BBB”, deixando no ar a sugestão de que o reality da concorrência não é de verdade.

Em chamadas prévias, chegou a dizer que “A Fazenda” é “um reality acima de qualquer suspeita”, pedindo ao público para se lembrar que o “BBB12” acabou na delegacia por conta de uma suspeita de estupro.


Como é possível chamar de “reality de verdade” um programa que nem tem hora certa para começar? Nesta terça, dia da estreia, foi ao ar às 22h25. Na quarta-feira, começa às 21h. E na quinta?

“Sou muito autêntica”, disse a ex-panicat Nicole Bahls ao aparecer pela primeira vez. “Vaidade não é pecado, é qualidade”, observou Angela Bismarchi. “Todo mundo me adora, mas ninguém me quer como nora”, anunciou o drag queen Leo Áquila.

Reality de verdade ou ensaiado, como todos?

No único momento que pareceu de verdade, aliás, Britto Jr. levou um susto. Ao vivo, ele havia perguntando como Angela fará para sobreviver sem sexo, já que ela diz ser necessário transar 30 vezes por mês. “A gente precisa encontrar um lugarzinho pra se masturbar”, respondeu, assustando o apresentador, que logo mudou de assunto.

A separação do grupo em duas casas – a sede e o celeiro – lembrou outras divisões em programas concorrentes. A seleção do elenco, excelente, obedeceu a critérios já adotados pela própria “Fazenda” – um mix que inclui atores em baixa, músicos em busca de uma nova oportunidade, modelos dispostas a tudo e subcelebridades sonhando com uma quinta chance.

É uma combinação que promete muita diversão, como de hábito.

Mas foi cansativo ouvir Britto Jr repetir uma dezena de vezes que a edição terá “muitas novidades”, que “tudo vai ser diferente” e haverá “muitas surpresas”. Além, como já disse, de insistir que é “um reality show de verdade”.

Menos propaganda e mais ação é o que o público espera de um reality show.

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos