Fama e anonimato tem pesos semelhantes no reality show

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Crítico do UOL
  • Reprodução

    Na visão de Diego Pombo, sua eliminação deve-se ao fato de ser menos popular do que o pagodeiro Vavá

    Na visão de Diego Pombo, sua eliminação deve-se ao fato de ser menos popular do que o pagodeiro Vavá

“Você agora também é muito conhecido, muito famoso”, disse Britto Jr. a Diego Pombo, tentando consolar o juiz de futebol pouco depois de anunciar o resultado da roça, que resultou na sua eliminação, com 54% dos votos.

O comentário de Britto foi inspirado por uma reflexão de Diego, ocorrida na véspera, depois de saber que enfrentaria o pagodeiro Vavá na roça: “É lógico que eu vou sair. É popularidade. O Vavá tem mais que eu", disse.

  • 3632
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/a-fazenda/5/enquetes/2012/07/26/voce-acha-que-os-participantes-mais-famosos-levam-vantagens-nas-votacoes-do-publico-em-a-fazenda-5.js

Num reality como o “BBB”, em que todos são ilustres anônimos antes de entrar na casa, a fama realmente não tem peso nenhum. Já em “A Fazenda” esta questão pode ter alguma influência. Afinal, o programa reúne celebridades e subcelebridades, ou seja, pessoas com diferentes graus de popularidade, adquirida antes de o confinamento começar.  

Felipe Folgosi e o próprio Vavá tentaram animar Diego, mas quem o socorreu mesmo foi a modelo Nicole Bahls: “A Joana (Machado) não era famosa quando entrou aqui. Não tem nada a ver", disse lembrando a vencedora da quarta edição do reality.

Nicole não lembrou, mas poderia, também, ter citado o modelo Daniel Bueno, praticamente desconhecido antes de entrar na “Fazenda 3”, que acabou vencendo o programa.

Na direção oposta, é preciso lembrar que os vencedores das duas primeiras edições, Dado Dolabella e Karina Bacchi, estavam, de fato, entre os mais famosos da casa.

Acho, enfim, que a questão da fama e da popularidade prévia não são os únicos fatores a determinar o destino dos candidatos num reality deste tipo. O público pode, por exemplo, se decepcionar ao ver “de perto” uma pessoa mais famosa e descobrir qualidades num “anônimo”.

Certo é que, mais ou menos populares, todos que entram num reality show sonham, basicamente, com dinheiro e fama. É esta ilusão que alimenta e move o programa. Daí a frase que Britto Jr. usou em seu último esforço para diminuir a frustração de Diego Pombo depois da eliminação: “Você vai ter uma vida de artista, de gente famosa”.

 

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos