"Fazenda" se renova, mas ainda tropeça em velhos cacoetes

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Crítico do UOL
  • Reprodução

    Viviane Araujo e Lui Mendes momentos antes do anúncio da primeira eliminação da quinta edição

    Viviane Araujo e Lui Mendes momentos antes do anúncio da primeira eliminação da quinta edição

Encerrado o primeiro ciclo, com a eliminação de Lui Mendes, a quinta edição da “Fazenda” pode dizer que cumpriu a promessa de se renovar. O reality alterou a sua estrutura nestes primeiros dez dias, melhorou a qualidade das provas e modificou um pouco a forma de apresentar a edição.

A ideia de separar os candidatos em dois grupos desde o início não é nova, mas “A Fazenda” conseguiu fazer isso de maneira original, com uma prova logo no primeiro dia, que teve como consequência levar dez peões ao bem bom da sede e seis para a miséria do “celeiro”.

Nos dias seguintes, estes seis disputaram provas que premiaram o vencedor com o direito de “subir” para a sede, até sobrarem apenas dois, Lui e Viviane Araujo. Normalmente mirabolantes e complicadas, as provas este ano, até agora, foram originais, compreensíveis e fáceis de executar.

A apresentação da “Fazenda” segue cronológica, mostrando ao público um resumo do que aconteceu entre um programa e outro, mas está se permitindo liberdades maiores este ano.

Tenho a impressão de que aumentou a edição de “quadros”, destacando histórias e personagens, como o exibido nesta quinta-feira sobre a amizade de Lui e Sylvinho Blau-Blau. É um recurso muito usado pelo “BBB” e, às vezes, ajuda a quebrar a monotonia da narração cronológica.

“A Fazenda” segue, porém, muito escrava da programação da Globo, atrasando a sua entrada no ar em função de “Avenida Brasil”. Também não perdeu o mau hábito de cortar momentos importantes para exibir comerciais.

Na terça-feira, o corte ocorreu bem no meio da votação dos peões. Na quinta, o intervalo foi chamado momentos depois de Lui saber que deveria indicar o fazendeiro da semana.

O programa também aproveita mal, talvez por temor, as possibilidades de exibir ao vivo momentos de tensão ou conflito. Na terça-feira, por exemplo, a edição foi encerrada logo depois da votação, deixando de mostrar a chegada de Lui e Vivi à sede, onde certamente haveria – como houve, vimos um dia depois – confusão.

Britto Jr. prometeu mais novidades neste domingo, quando “A Fazenda” retoma a sua estrutura original. Tomara que venham.

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos