Tudo é "daqui a pouco" na "Fazenda"
-
Reprodução
"Daqui a pouco, prova ao vivo na Fazenda", promete Britto Jr. uma dezena de vezes no programa
No esforço de amarrar o público no sofá, “A Fazenda” usa e abusa de um dos mais velhos e irritantes artifícios da televisão: a promessa de exibir alguma atração especial “daqui a pouco”.
Neste domingo, o “daqui a pouco” era a prova que levaria mais um peão do celeiro para a sede da fazenda. Mal começou o programa, às 20h15, e Britto Jr. já prometeu: “Daqui a pouco, prova ao vivo na Fazenda!”. Cinco minutos depois, um letreiro repetiu a informação: “Daqui a pouco, prova ao vivo na Fazenda!”.
E assim foi, com variações como “daqui a pouquinho” ou “daqui a pouco explode aqui uma prova ao vivo”, por mais de 30 minutos, abusando da paciência do espectador.
Na sexta-feira, foi ainda mais irritante. Assim que teve início a edição, Britto anunciou: “Daqui a pouco uma decisão importante na Fazenda”. Dizia respeito à prova ocorrida um dia antes, vencida pelo ator Lui Mendes.
Foram 38 minutos de tortura, com avisos a cada quatro minutos, seja na tela, seja na voz do apresentador, tentando fazer suspense sobre a tal decisão. Para piorar, quando Britto finalmente anunciou “chegou a hora!”, foi um anticlímax. Tudo já estava gravado. Não houve nada ao vivo.
Foi exibido, primeiro, um rápido VT, mostrando que Mendes burlou uma regra da prova e, por isso, teria de voltar da sede para o celeiro. Em seguida, o espectador se deu conta de que o ator já havia sido avisado do ocorrido e que Penélope Nova, igualmente, já sabia que fora promovida a vencedora.
Enfim, de “daqui a pouco” em “daqui a pouco”, “A Fazenda” criou uma expectativa que resultou frustrante. E ainda corre o risco, daqui a pouco, de o público não acreditar mais nestes avisos.
Mauricio Stycer
É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL