Com maioria de Fogo e Ar, "BBB13" promete paixões e polêmicas

Marcelo Dalla

Marcelo Dalla

Astrólogo do UOL
  • Divulgação/João Cotta/TV Globo

    Fernanda tem elemento Ar, enquanto Andressa e Nasser são de Fogo

    Fernanda tem elemento Ar, enquanto Andressa e Nasser são de Fogo

Olá, amigos!

A proposta de hoje é analisar o clima geral do "BBB13" através dos signos e correspondentes elementos (Fogo, Terra, Ar e Água) dos participantes. De acordo com a lista abaixo, temos nesta edição 5 participantes do elemento Fogo, 2 do elemento Terra, 4 do elemento Ar e 3 do elemento Água. Entre os já excluídos do programa, 2 de Ar e 1 de Fogo.

Fogo
André – Áries
Kamilla – Áries
Andressa – Leão
Marien – Sagitário
Nasser – Sagitário
Aline – Sagitário (eliminada)

Terra
Eliéser – Touro
Aslan – Capricórnio
 
Água
Anamara – Câncer
Natália – Câncer
Yuri – Escorpião
 
Ar
Fani – Gêmeos
Fernanda – Gêmeos
Ivan – Aquário
Marcello – Libra
Dhomini – Libra (eliminado)
Bambam –  Aquário (desistiu)
 

Já podemos fazer algumas observações. Os elementos predominantes são o Fogo e o Ar, energias mais espontâneas e dinâmicas. É natural que num programa como esse, em que a pessoa se propõe a viver publicamente e a ser constantemente vigiada pelas câmeras, que os elementos de característica mais extrovertida predominem.

No início da competição, tínhamos 2 representantes de cada signo do Ar. Gêmeos, Libra e Aquário são mentais, adaptáveis, questionadores, falantes, inquietos e curiosos. Possuem uma maneira impulsiva de agir. Dão preferência pelas mudanças objetivas e tendem a racionalizar as emoções.

O elemento Fogo representa a força do espírito. É o desejo da vida, a vontade de ser e agir. Para os signos de Fogo – Áries, Leão e Sagitário –, significa pressa, iniciativa, impaciência, esperança, confiança em si próprio, paixões, desejo de vencer, espontaneidade, sinceridade e honestidade.

O que as pessoas desejam ver no programa? Movimento, conversa, polêmica, participantes divertidos, naturais, espontâneos, romance... tudo, menos tédio e frieza.

Sem Virgem
Já os signos de Terra e Água são naturalmente de energia mais lenta e concentrada. É claro que precisamos de suas qualidades também, mas num programa como esse elas passam para o segundo plano.

Os signos  de Terra – Touro, Virgem e Capricórnio – são providos de paciência e autodisciplina, concentração mental, esforço e espírito conservador, capazes de alcançar seus ideais com perseverança. Confiam mais no raciocínio prático do que nas inspirações, são cautelosos e convencionais.

Vejam que interessante: não tivemos nenhum vencedor de Virgem na história do programa. E nenhum participante virginiano nesta edição. Os virginianos são práticos, criteriosos, analíticos e preferem ficar nos bastidores.

A Água simboliza a emoção. Câncer, Escorpião e Peixes tem como características mais marcantes a sensibilidade, a intuição, a vulnerabilidade e um rico mundo interior. Suas reações emocionais tendem a ser instáveis e mais exacerbadas.

É mais difícil para as pessoas do signo de Câncer, por exemplo, ficar muito tempo longe da família. Há que se ter muita força, personalidade e competitividade pra participar de um programa como este. Imagino que deva ser mais difícil pra um signo de água suportar o desgaste psicológico e o carrossel de emoções vividos dentro da casa.

Mesmo para um aquariano irreverente como o Bambam isso foi difícil. Este foi exatamente o motivo alegado pra sua desistência: "Vão ser 90 dias, o meu psicológico não vai aguentar". Mas Bambam já foi campeão uma vez, simplesmente não se sentiu motivado a tentar de novo. Os aquarianos são assim mesmo, livres e independentes.

  • Sagitariana Aline incomodou com sinceridade bombástica

Aline, sagitariana, foi eliminada por sua sinceridade bombástica. Divertida, espontânea, sincera como boa representante do signo, causou polêmica desde o primeiro dia do programa. Segundo consta, o público a considerou incômoda. Mas suas frases emblemáticas foram muito comentadas: "Eliéser é um picolé de chuchu com calda de quiabo" e "terapia de pobre é lavar roupa no tanque".

O libriano Dhomini, outro ex-participante e vencedor também não se incomodou muito de ter sido eliminado. Libra é um signo que preza muito as parcerias, o casamento. Com a esposa grávida, notava-se claramente sua comoção quando Bial anunciou o sexo do bebê.

Mesmo com a saída de 2 participantes de Ar e um de Fogo, continuamos com a predominância destes elementos na competição. Ainda bem! Precisamos de fogo a ar pra que alguma combustão aconteça. Caso contrário, corremos o risco de ver a praticidade dos signos de terra deixar o programa monótono, ou a sensibilidade dos signos de água transformar o programa num “chororô” e num “mimimi” generalizado. Por favor, cancerianos, escorpianos e piscianos, não fiquem bravos comigo! Eu mesmo, tenho a Lua em Câncer e me considero um chorão.

Para encerrar, uma pergunta: será que os organizadores do BBB analisam os mapas dos possíveis participantes antes de decidir quem irá concorrer?

Espero que tenham gostado da análise. Até a próxima!

Marcelo Dalla

O astrólogo Marcelo Dalla é formado em Rádio e TV pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e já trabalhou em produção, redação e promoção em diversos canais de TV. É também artista gráfico, criador e estudioso de mandalas. Veja o horóscopo diário do UOL, assinado pelo astrólogo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos