Depois de "viver a vida dos outros", Fernanda está pronta para brilhar, diz mapa astral

Marcelo Dalla

Marcelo Dalla

Astrólogo do UOL

Olá, amigos!

A proposta deste artigo é analisar o mapa astral de Fernanda, apontada como favorita do "BBB13". Este é um estudo que dá muito pano pra manga, procurarei ser sucinto. Em minhas consultas astrológicas, gosto de ajudar os clientes a compreenderem sua história, seu caminho. É o que vamos fazer aqui: traçar as linhas gerais do caminho de vida da Fernanda, através do estudo do seu mapa.

Alguns pontos no mapa trazem informações sobre o passado, onde ficamos presos, os padrões repetitivos que impedem nosso crescimento: o Nosso Sul, a Lua, Saturno e os planetas retrógrados. Fernanda Tem a Lua em Escorpião na casa 4. No mapa astral, a Lua representa os condicionamentos emocionais. Como a pessoa reage emocionalmente, aquilo com o que se identifica.

  • Após eliminação de André, Fernanda chora com boneco que representa seu "príncipe"

Intensa e extremista nas emoções

Já havia dito em artigos anteriores: quem tem a Lua em Escorpião é uma pessoa intensa, profunda e um tanto extremista em suas emoções. Não existe meio termo, as relações costumam ser de amor e ódio. No passado, Fernanda pode ter se deixado levar por emoções densas.

O que ajuda Fernanda é o Sol em Gêmeos, em conjunção com Mercúrio, bem na cúspide (início) da casa 11. Na medida em que Fernanda crescer, expandir sua consciência, esse Sol vai ajudá-la a criar um distanciamento emocional nas situações que se envolver. Ela vai ser tornar mais mental e mais leve, se livrar de rancores e raivas sem sentido.

A Lua está forte na casa 4, a casa das emoções, da família, a casa de sua regência. Isso indica uma tendência de manipular as pessoas ao seu redor. Pode ter passado sua infância fechada, em casa. Fernanda foi uma criança emotiva demais. Pode ter se ferido emocionalmente por isso e ter criado um medo do mundo, uma tendência a ficar fechada em sua concha. De qualquer forma, essa Lua a ajuda a entrar em contato com os sentimentos dos outros, pois ela tem experiência no assunto.

Uma das lições de Fernanda é se abrir para o mundo, expandir sua rede de contatos, cultivar a consciência de que tudo está interligado, deve desenvolver seus de comunicação e desenvolver projetos para o bem da coletividade. Fernanda deve encontrar sua turma, conquistar audiência. Seu Sol está brilhando no BBB13!

Por isso, o Sol e Mercúrio na 11: a casa das redes sociais, dos grupos, dos amigos, dos projetos humanitários, a casa do mundo. Uma das lições de Fernanda é se abrir para o mundo, expandir sua rede de contatos, cultivar a consciência de que tudo está interligado, desenvolver a comunicação e  projetos para o bem da coletividade. Fernanda deve encontrar sua turma, conquistar audiência. Seu Sol está brilhando no BBB13!

Urano, o regente da casa 11, está retrógrado em Sagitário, na casa 5. Saturno (que fala sobre responsabilidades) e Juno (que fala sobre relacionamentos) também lá estão retrógrados. Isso indica que Fernanda privilegiou a liberdade acima de tudo, mas não teve oportunidade de viajar, expandir seus conhecimentos, filosofar, se aventurar. Ela deve desenvolver uma filosofia e uma abordagem mais adequada no que diz respeito às outras pessoas. Deve cultivar seus dons criativos. A casa 5 é a casa dos filhos também, ter filhos, para Fernanda, será uma grande cura, uma grande oportunidade de crescimento e aprendizado.

Faltou construir sua própria identidade

Seu Nodo Sul está em Libra na casa 3 e seu Nosso Norte está em Áries na casa 9. O Nodo Lunar Sul (Cauda do Dragão) é um ponto que resume toda a nossa história, desta vida e de vidas passadas (pra quem acredita em reencarnação). O ponto oposto, o Nodo Lunar Norte (Cabeça do dragão) indica para onde nossa alma está se dirigindo.

Com o Nodo Sul em Libra, o passado foi marcado pela necessidade de dividir, compartilhar, aprender através das outras pessoas. Faltou a possibilidade de construir a própria identidade, pois os desejos e necessidades das outras pessoas foram colocados em primeiro plano. Agora precisa se diferenciar dos outros, aprender a decidir por si mesmo, abrir espaço para suas próprias necessidades e desejos (Áries).

Libra tem sempre o desejo de agradar a todos e não suporta enfrentar conflitos (por isso deve ter guardado pra si tantos sentimentos). Mas agora está aprendendo a "brigar" pelo seu lugar ao Sol, o que não significa ser hostil, mas ocupar o seu espaço sem culpas ou medos.

  • Aos poucos, Fernanda vem aprendendo a se valorizar e não apenas correr atrás

Quem preferiu "viver a vida dos outros", precisa fazer um esforço para se "diferenciar", se libertando de qualquer tipo de laço de dependência em relação aos outros ou dúvidas em relação a si mesmo. Podem existir frustrações nos relacionamentos (tendência reforçada por Juno retrógrado).

Quanto mais doa, menos recebe, até que consiga despertar para si mesmo, se impor um pouco mais e equilibrar a relação. E isso Fernanda já demonstrou no programa nos momentos em que soube se valorizar e não ir atrás de André.

Se isto não ocorrer, a relação pode ir se esgotando e romper como o dique que arrebenta. É o modo que o destino encontra, através das frustrações nos relacionamentos – pelo menos, em alguns – para que o espírito possa despertar para si mesmo, para sua força e sua estrutura ao invés de viver pendurado nos outros.

Com o Nodo Norte na casa 3, Fernanda traz dons de comunicação, que são reforçados pelo Sol e Mercúrio em Gêmeos. Sabe trocar, negociar, interagir com as pessoas próximas. Mas pode ter ficado presa aos fatos, à educação básica, aos assuntos concretos, às fofocas e ao mundinho particular dos irmãos, vizinhos e cidade natal. Com o Nodo Norte na casa 9, agora ela deve cultivar os estudos superiores, viajar, conhecer o mundo, outras culturas, religiões, se aventurar, expandir sua consciência com estudos mais filosóficos, com a linguagem dos símbolos.

Viveu na dependência de alguém, afirmava-se através dos outros. É como se não tivesse vontade própria. Deve desenvolver autonomia, autoestima. Deve aprender a andar com as próprias pernas. Se livrar de dependências e se jogar no mundo: esta é a grande missão de Fernanda.

Ânsia por um amor idealizado

Sobre relacionamentos: Vênus está em Câncer, na casa 12. Marte está exaltado em Capricórnio, na cúspide da 7. Este posicionamento mostra que muitas vezes é através da dor, dos ferimentos, do sofrimento e da perda que cresceu para se tornar mais bonita, terna, ponderada e amorosa.

Pode ter feitos sacrifícios em nome do amor, ou sugere um amor abandonado. Anseia por um amor idealizado, um imensurável e indefinível tipo de beleza, algo que ofereça realização total ou talvez a lembrança de uma bem-aventurança distante, no passado. Anseia por entregar-se a um amante como se fosse um deus ou uma deusa (ou um príncipe). Quer viver um amor que não conheça limites.

Mas a grande tarefa dessa Vênus na 12 é aprender a amar a tudo e a todos. "Se você gosta de tudo, você continua livre". Vênus na 12 sugere também o amor a tudo o que é sutil, oculto, intangível ou difícil de conseguir. Amor por aquilo que as pessoas rejeitam: pelos desabrigados e menos favorecidos, por exemplo.

Em resumo: sair do isolamento, de sua concha, se abrir pro mundo. Creio que o sucesso de Fernada num programa como o "BBB13" está a ajudando nesse caminho. Com Júpiter atual passando por Gêmeos, em plena casa 11 de seu mapa, este é o momento de Fernanda conquistar audiência e expandir sua rede de contatos de forma bombástica.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Fernanda
Fernanda

Marcelo Dalla

O astrólogo Marcelo Dalla é formado em Rádio e TV pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e já trabalhou em produção, redação e promoção em diversos canais de TV. É também artista gráfico, criador e estudioso de mandalas. Veja o horóscopo diário do UOL, assinado pelo astrólogo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos