Anamara e Eliéser estão no retorno de Saturno; veja análise do mapa natal de 5 brothers

Marcelo Dalla

Marcelo Dalla

Astrólogo do UOL

Olá, amigos!

A proposta deste artigo é fazer uma breve análise do mapa natal dos participantes do “BBB13” em comparação com o mapa do programa exposto no último artigo.

Qual era a posição dos planetas no dia da estreia em comparação com o mapa de cada concorrente? Aviso que não será uma análise profunda, visto que não temos o horário de nascimento de cada um deles, apenas a data. Mesmo assim, creio de podemos chegar a algumas conclusões.

Nesta quinta-feira, publicaremos as análises da líder, Anamara, de seus principais oponentes na casa, Kamilla e Eliéser, além de Fernanda e André.

No próximo texto, as análises do casal Andressa e Nasser, de Marcello, Natália e Fani.

Anamara - 13/07/1984

Sol em Câncer, Lua em Capricórnio

Uma canceriana que trabalhou na Polícia Militar? Anamara tem Júpiter retrógrado e Lua em Capricórnio, indicando certa frieza, rigidez e talento para lidar com as dificuldades. Ela gosta de se esforçar pra superar desafios. Quem tem Lua em Capricórnio quer ser reconhecido como alguém poderoso e importante. Mas Sol e Vênus estão em Câncer. O grande aprendizado de Anamara é se tornar mais sensível, feminina, amorosa, carinhosa. Aprender a soltar as emoções, que de certa forma foram muito sufocadas no passado.

O que mais me chamou a atenção nos trânsitos de Anamara é que agora ela passa pela famosa revolução de Saturno, quando o planeta completa uma volta inteira no mapa. Isso acontece com todas as pessoas por volta dos 27, 28 anos idade.

É tempo de questionamentos, de levar a vida muito a sério. Anamara questiona as decisões e os compromissos do passado: carreira, o lugar de residência, relacionamento... Para ela, é tempo de amadurecer. Se estiver insatisfeita com a vida, este pode ser um período difícil. Surge a necessidade urgente de encontrar um caminho, uma direção. Arrependimentos e sentimentos negativos acerca de si mesmo entram em pauta.

Temos aqui uma concorrente em séria autoanálise em relação à direção de sua vida. Também é possível que sinta ainda mais pressão de participar de uma competição como essa. Poucas portas se abrem para ela no momento e muitas outras se cerram. As decisões e atitudes que desenvolver agora, exercerão um grande impacto sobre o próximo ciclo de 29 anos em sua vida.

 

Eliéser - 12/05/1984

Sol em Touro, Lua em Libra

Além do Sol em Touro, Eliéser conta com o belo posicionamento de Vênus, a regente do signo, também em Touro. Daí seus atrativos físicos. Mas... em oposição exata a Saturno retrógrado no signo de Escorpião. Tem Marte e Plutão retrógrados, também fortemente posicionados em Escorpião. Os planetas retrógrados falam de temas que foram mal trabalhados no passado e que precisam de atenção especial.

Com Vênus oposta a Saturno, não é à toa que ficou famoso por discutir com as mulheres. Eliéser deve aprender a pacificar seu temperamento, a manifestar abundância, autonomia, desenvolver responsabilidade e integridade. Marte retrógrado indica impulsividade. Um temperamento explosivo que precisa ser transmutado. O respeito deve vir com a sinceridade e a honestidade. Esta é uma das grandes lições contidas em seu mapa.

Ele também está passando pela revolução de Saturno, este é um momento importante em sua vida. Um ciclo se fecha, grandes mudanças ocorrem. Ele tem vivido como acha que deveria ou como imagina que os outros querem? Conscientemente ou não, ele está se libertando de tudo que não for relevante e verdadeiro. Se esse processo for inconsciente, talvez tenha uma sensação de perda diante das coisas que chegam ao fim. São perdas necessárias.

No dia da estreia, Júpiter passava por cima de seu Nodo Norte em Gêmeos, abrindo seus caminhos. Principalmente na mídia (comunicação é um dos temas de Gêmeos). Resta saber se Eliéser vai saber aproveitar essa oportunidade para conquistar a simpatia de um publico maior.

 

Kamilla - 31/03/1987

Sol em Áries, Lua em Touro

Eis outra pessoa que deve cultivar iniciativa, garra e autonomia. Kamilla tem Sol conjunto ao Nodo Norte e Júpiter em Áries. Quem tem Lua em Touro é resistente às mudanças. “Para frente é que se anda” é o seu lema.

Sua Lua faz oposição a Plutão retrógrado em Escorpião. Temperamento explosivo, imprevisível, inconstante, reações inesperadas e impetuosas. Kamilla deve trabalhar assuntos relacionados ao materialismo, aos valores, aos bens compartilhados.  Deve trabalhar a cura, o perdão e a libertação de muitas questões emocionais e desenvolver seus poderes psíquicos (dons de cura emocional).

Por falar em Plutão, o planeta faz quadratura com seu Sol natal, testando sua resistência e sua força. Caso Kamilla não se conheça muito bem, este trânsito vem acompanhado de crises de consciência, que provocam grandes mudanças.

Seu autocontrole é testado, sua ambição também. Cuidado com delírios de poder! Caso possua em sua personalidade um lado implacável, ele se fará sentir agora.

Kamilla passa por um período de reconstrução. Em momentos como o paredão, poderemos ver a quantas anda seu controle emocional, pois ela está sujeita a catarses e explosões.

 

André - 05/04/1988

Sol em Áries, Lua em Escorpião

André deve aprender a cultivar a força do ariano – confiar em suas próprias decisões, cultivar autonomia e iniciativa, aprender a ser dono do próprio nariz. Lua e Plutão retrógrado estão em Escorpião, indicando destaque dos temas de Escorpião em seu passado (tanto a Lua quando os planetas retrógrados são indicadores do passado).

É uma pessoa de extremos. Deve aprender a não se deixar levar por emoções tão densas e trabalhar a tendência de querer controlar os outros. Com Plutão retrógrado em Escorpião, a grande lição é aspirar por ideais mais elevados. Transmutar a forte sexualidade, o comodismo e os desejos pessoais desenvolvendo a criatividade, sem nunca se aproveitar dos outros.

Por falar em transformação interior, esta é uma questão importante em sua vida agora. Plutão atual faz conjunção com Netuno do seu mapa.Este é um trânsito pelo qual todos passam nessa idade, outros participantes também passam por ele. Um trânsito lento (dura em média 2 anos), que representa profundas transformações de valores, objetivos e convicções. Talvez se sinta um tanto desnorteado ao descobrir que vivia de ilusões.

Nada de superficial terá valia. Mudanças no trabalho, nos lugares e relacionamentos são reflexo das profundas mudanças que se processam em seu inconsciente. O ego deve ser trabalhado, creio que a exposição num programa como este deve levantar muitos questionamentos sobre esse tema. Não seria má ideia pra ele estudar algum assunto que lhe propiciasse maior compreensão de sua vida. Astrologia, ocultismo, terapias, metafísica ou a psicologia podem ajudar, Mas isso só será possível, claro, depois que ele sair do programa.

 

Fernanda - 22/05/1986

Sol em Gêmeos, Lua em Escorpião

O Sol de Fernanda faz conjunção com Mercúrio, o regente de Gêmeos, em seu mapa natal. Sempre que Mercúrio se encontra perto demais do Sol, isso indica uma mente inquieta, fértil, sempre cheia de ideias. Porém, certa dificuldade para manter um raciocínio claro que permita boa expressão das ideias.

Fernanda tem a Lua e Plutão retrógrado em Escorpião. Pessoas com essa configuração são controladoras, temperamentais, radicais, ciumentas, intensas... Mas a Lua em Escorpião também dota os seus nativos de intuição, coragem e muita resistência física, psíquica e emocional.

Para Fernanda, a força mental do Sol em Gêmeos pode ser positiva. Ao longo da vida, esse Sol a ajudará a ganhar mais leveza para as emoções tão viscerais. A racionalizar e compreender os sentimentos para conseguir amenizá-los.

Ela passa pela restritiva combinação de Saturno atual em conjunção com Plutão natal. Um trânsito que diminui as condições de qualquer realização para Fernanda no momento. Tempo de economizar recursos.

Este trânsito costuma causar problemas financeiros ou outros tipos de carência, sua liberdade de ação é tolhida de alguma forma. Sua liberdade de movimentos, por sinal, já está tolhida pelo próprio confinamento na casa. É uma limpeza, um desbaste em tudo aquilo que vai contra seu crescimento e evolução.

Mas Fernanda é geminiana e Júpiter está em Gêmeos, indicando um período de oportunidades e expansão pros geminianos. Isso pode contar pontos pra ela e amenizar os efeitos do trânsito de Saturno.

O artigo continua, aguardem as próximas análises. Até breve!

Marcelo Dalla

O astrólogo Marcelo Dalla é formado em Rádio e TV pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e já trabalhou em produção, redação e promoção em diversos canais de TV. É também artista gráfico, criador e estudioso de mandalas. Veja o horóscopo diário do UOL, assinado pelo astrólogo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos