A estratégia do Sagitário: entenda por que 25% dos campeões do "BBB" são desse signo

Marcelo Dalla

Marcelo Dalla

Astrólogo do UOL
  • Montagem UOL

    Fael, Maria e Max são os sagitarianos que venceram o "BBB"

    Fael, Maria e Max são os sagitarianos que venceram o "BBB"

Olá amigos!

Fui convidado pelos colegas do UOL para escrever artigos sobre o "BBB" edição 2013 e analisar os candidatos da competição sob o ponto de vista astrológico. Aceitei com prazer, creio que o tema pode render boas reflexões. A astrologia moderna, sob um enfoque psicológico, pode nos dizer muito sobre o comportamento dos personagens numa competição como essa. Será um belo desafio!

Vamos começar com um breve olhar sobre o signo dos ganhadores em todas as edições (do ano passado, em ordem decrescente, até a primeira):

Fael - 23/11/1986 - Sagitário

Maria - 22/11/1983 - Sagitário

Marcelo Dourado - 29/04/1972 - Touro

Max - 12/12/1978 - Sagitário

Rafinha - 23/09/1981 - Libra

Alemão - 22/01/1981 - Aquário

Mara – 12/05/1972 - Touro

Jean – 10/3/1974 - Peixes

Cida - 26/02/1983 - Peixes

Dhomini - 27/09/1972 - Libra

Rodrigo Cowboy - 04/04/1970 - Áries

Kléber Bambam - 14/02/1978 - Aquário

Tivemos 3 sagitarianos, 2 taurinos, 2 librianos, 2 aquarianos, 2 piscianos e 1 ariano como ganhadores. Algo já pode ser deduzido a partir daí. Quais qualidades são necessárias para que um competidor consiga vencer uma competição como o "BBB"? Além de desembaraço, sociabilidade, iniciativa, diplomacia, espírito de liderança, garra, otimismo e outras habilidades, creio que sem a principal delas – carisma – seria impossível conquistar milhões de votos até o momento da final.

Por que então 3 sagitarianos vencedores? Talvez porque os sagitarianos tenham espírito esportivo e de liderança, entusiasmo de sobra, são idealistas, otimistas, aventureiros, joviais, geralmente são bem humorados e brincalhões. Bom humor e otimismo! Eis aí duas qualidades fundamentais para o sucesso, não é?

É claro que para uma análise mais apurada, teríamos que consultar o mapa natal de cada um dos participantes. Maria, por exemplo, nasceu no dia 22/11/1983. O Sol ingressou em Sagitário justo nesse dia, por volta das 22h. Se ela nasceu antes disso, é do signo de Escorpião. Mas ela tem uma concentração muito grande de planetas em Sagitário: Júpiter (o regente do signo), Mercúrio, Urano e Netuno. Ou seja, um peso muito grande desse signo em seu mapa, mesmo se ela for de Escorpião. Digo isso só para terem uma ideia de que o assunto é muito mais complexo do que parece, um estudo profundo dá muito pano para manga.

Mas a ideia aqui é apenas tirar conclusões rápidas com um breve olhar, sem grandes compromissos. Já que estamos falando de vencedores, vejamos as qualidades positivas dos signos dos outros ganhadores:

2 taurinos. Touro é persistente, obstinado. Gosta de conforto, tem bom gosto. São regidos por Vênus, o planeta da beleza e geralmente possuem belos atrativos físicos. Sabe negociar.

2 librianos. Libra é o outro signo regido por Vênus. São políticos, sociáveis, companheiros, cordiais, elegantes, também possuem refinado senso estético e se interessam pela arte do relacionamento.

2 aquarianos. Aquário é inteligente, criativo, amigo, solidário, flexível, sabe lidar bem com os imprevistos e ao mesmo tempo é livre e independente. Tem o dom de se antecipar aos acontecimentos.

2 piscianos. Se tivéssemos que escolher dentre todos os outros signos, talvez seja o mais carismático. É charmoso, sensível, compreensivo, amoroso. Sabe ser humilde, mas também é bom ator e sabe seduzir.

Por fim, 1 ariano. Áries é o mais competitivo. Sempre sai na frente, tem iniciativa e velocidade. É corajoso, guerreiro, dinâmico, determinado, sincero e espontâneo.

Senti falta dos leoninos nessa lista. Também são corajosos, belos, generosos e carismáticos. Mas na via negativa também podem ser exibicionistas, narcisistas, arrogantes e autoritários demais. Talvez seja por isso que não estejam no ranking. Por favor, leoninos, não fiquem bravos comigo! Todos os signos têm a sua via positiva e a negativa. Citei apenas as qualidades positivas dos signos dos ganhadores justamente porque podem ter sido essas qualidades que conquistaram o público do "BBB". Quantos aos signos que não foram citados, falarei deles também em outras oportunidades.

Astrologicamente, o que faz com que milhões de brasileiros votem neste ou no outro jogador? Seguiremos com essas e outras reflexões ao longo dessa competição. No próximo texto, procurarei analisar o “clima geral” da competição sob o enfoque dos quatro elementos – fogo, terra, ar e água - dentre todos os participantes. Espero que gostem!

Marcelo Dalla

O astrólogo Marcelo Dalla é formado em Rádio e TV pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e já trabalhou em produção, redação e promoção em diversos canais de TV. É também artista gráfico, criador e estudioso de mandalas. Veja o horóscopo diário do UOL, assinado pelo astrólogo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos