"Fernando tinha carisma para vencer, mas se condenou", diz ex-BBB Marco
Felipe Pinheiro
Do UOL, em São Paulo
Ex-jogador de pôquer e teólogo, Marco despertou desconfiança dos participantes do "BBB15" pela forma como articulava votos. Visto como cabeça de um dos grupos, se tornou alvo dos brothers e no terceiro paredão foi eliminado do programa. Em entrevista ao UOL, ele analisou a reta final do programa e abordou os limites éticos e morais aos quais os brothers são submetidos.
"Entramos na casa sem que ninguém impusesse isso, nem sequer regras, além das mínimas relacionadas à produção. Então cada qual levou o que tinha de bagagem acerca de valores, para fazer o que queria com a liberdade que tinha. Alguns deixaram claro que fariam qualquer coisa para vencer o jogo, outros queriam levar algo a mais em se tratando de conteúdo, como no meu caso, de Adrilles e Mariza", disse.
Nesta temporada, Fernando é apontado como um dos principais estrategistas. Suas ações, no entanto, dividem opiniões. Nas primeiras semanas de programa, votou na amiga Angélica com a justificativa de salvar Aline, sua então namorada, da berlinda. Não teve jeito, foi colocado contra a parede pela auxiliar de enfermagem e tachado por ela como "Judas".
Conforme o jogo afunilava, o produtor cultural evidenciou que a aliança com os antigos companheiros, Adrilles e Mariza, se mostrava "frágil como papel", segundo analisou a professora de artes. O novo posicionamento ficou claro quando ele anunciou que pretendia ir à final com Rafael, já eliminado, e Amanda. Esta última, responsável por sua única ida ao paredão, de rival foi alçada ao posto de "namorada".
Amiga de Fernando há seis anos e assessora do brother, Gis de Oliveira avaliou como "estratégica" a aproximação dele com Amanda em entrevista ao UOL publicada no dia 12 de março. A mãe da sister, por sua vez, o definiu como um jogador sem escrúpulos que está brincando com os sentimentos da filha. Aliado de Fernando na casa, Marco deixou de apoiá-lo após sair do confinamento. Ele explica em que momento o antigo companheiro começou a se perder: "Com a minha saída e logo após a saída da Aline, ele se afastou do grupo que pudesse mostrar o melhor dele".
"Ele buscou uma estratégia de não ir ao paredão, perdeu a noção da força que tinha quando venceu o paredão comigo. Esta decisão de fazer aliança com todos fez com que ele se colocasse na situação de tentação, expondo sua maior fraqueza", observou.
O teólogo se lembra que aconselhou Fernando sobre a estabilidade ofercida com a companhia de Aline, dizendo que ele "se enrolou" nos primeiros dias com o interesse das mulheres da casa. Na opinião de Marco, sem o apoio da então namorada, Fernando perdeu o controle com a aproximação cada vez mais comprometedora com Amanda.
"Num primeiro momento, a reaproximação com a Amanda penso que foi estratégica, mas no momento que os instintos incontroláveis dele chamaram mais alto, o envolvimento agora é real", deduziu.
Fernando "se condenou por seus próprios erros"
Decepcionado com Fernando, Marco explica que a consideração que ainda sente por ele não ameniza as consequências de sua estratégia contra Adrilles e Mariza. Segundo o ex-BBB, o carioca fez uma "avaliação equivocada" de que o grupo com Rafael, Talita, Luan, Tamires e Amanda era mais forte.
"Este afastamento condenou o Fernando no jogo. Eu particularmente não tive mais como apoiá-lo, até porque a grande amizade que fiz na casa foi com o Adrilles. E ele nas últimas semanas articula contra Mariza e Adrilles, pessoas que nunca votariam nele. A própria Mariza diversas vezes disse que via ele na final. Como negar uma aliança com uma pessoa que tem tanta consideração por ti?!", refletiu.
Na avaliação do ex-BBB, Fernando desperdiçou a chance de despontar como o grande vencedor do reality. "Único que tinha carisma natural para ganhar o 'BBB15' era o Fernando, mas dificilmente irá à final pelos grandes erros cometidos", considerou o teólogo, que acredita em uma final com Mariza, Adrilles e Cézar.
Veja também
- "Os dois são vilões", diz irmão de Fernando sobre romance com Amanda
- Para salvá-los do paredão, Fernando sugere que líder Amanda indique Mariza
-
- Coringa, Aline determinou rumo do "BBB15", mas sofre efeito de anulação
- Caso de Fernando e Amanda trava o "BBB", cansa o público e irrita até Bial
- Ex-BBB Clara reprova relação de Amanda e Fernando: "Não quero sexo"
- Decepcionada, Aline diz que apagou Fernando da vida: "Perdi o encanto"