Mapa astral do "BBB13" mostra força do feminino e sugere vitória de mulher

Marcelo Dalla

Marcelo Dalla

Astrólogo do UOL
  • Montagem/Divulgação/João Cotta/TV Globo

    A força do feminino deve prevalecer sobre o masculino no "BBB13"

    A força do feminino deve prevalecer sobre o masculino no "BBB13"

Olá, amigos!

A proposta de hoje é fazer uma breve análise do mapa astral do “BBB13” e tecer algumas considerações astrológicas sobre o mês de fevereiro. É interessante observar que este é um programa capricorniano. Todos os anos (com exceção do “BBB2”) o BBB sempre começa em janeiro, com o Sol no signo de Capricórnio. Este é o signo da ambição, do empreendedor, do chefe, do líder, do sucesso e do status.

  • Saturno representa simboliza resistência, esforço, força de vontade

Saturno é o regente do signo e, consequentemente, tem forte representação no programa. É um planeta que simboliza superação, resistência, estrutura, esforço, competência, disciplina, força de vontade.  No mapa natal indica o ponto de restrição, o setor da sua vida em que nos é exigido ao máximo, pra que possamos dar o nosso melhor. O fato dos participantes ficarem confinados durante meses na casa, participarem de várias provas de resistência, sofrerem vários tipos de limitações e restrições tem tudo a ver com a simbologia do planeta.

Dentre todos os ganhadores, tivemos o Kleber Bambam e o Diego Alemão, ambos de Aquário, signos dos quais Saturno é corregente. Tivemos também Rafinha e Dhomini, ambos de Libra, signo onde Saturno é exaltado.

O “BBB13” estreou no dia 8 de janeiro. Ao olhar o mapa do momento, vemos alguns aspectos desfavoráveis. Júpiter está retrógrado bem na cúspide da casa 10. Traduzindo do “astrologuês”: Júpiter rege a expansão, o grande público, os eventos de grande porte. A casa 10 é a casa que se relaciona com Capricórnio, a casa do sucesso, das metas, das realizações. Ou seja, temos uma configuração que desfavorece o sucesso do programa. Com Júpiter retrógrado ali, o programa tem menos chance de emplacar. Não é por acaso que essa é a temporada que teve menos audiência até agora.

Júpiter na casa 10 forma oposição à Lua na casa 4. A Lua está forte ali, é a regente da casa das emoções, da família. A Lua simboliza também o povo, o grande público. Outro indicativo de que as famílias brasileiras tendem a não se identificar emocionalmente com o programa. Esse aspecto indica também tendência a exageros descabidos, excesso de expectativa. Promete, mas deixa a desejar.

Saturno, o regente, forma quadratura com Marte, o planeta da ação, da iniciativa, da competitividade, da espontaneidade. Essa configuração indica que a força do programa está de alguma forma presa, tolhida. Falta espontaneidade. Falta garra na competição, pessoas com poder de iniciativa. Falta pioneirismo. Convenhamos, depois de tantos anos no ar, o programa repete uma fórmula que já está gasta. Mesmo os fãs do programa devem concordar comigo.

Mas nem tudo está perdido: Vênus está bem posicionada, prestes a ingressar em Capricórnio, em harmonia com Netuno. A beleza, o prazer, a sedução e a intuição são qualidades em destaque. A força do feminino deve prevalecer sobre o masculino. Um potencial maior também para os assuntos afetivos. Arrisco um palpite: com essa configuração, o vencedor dessa temporada pode ser uma mulher.

Júpiter se harmoniza com Urano, Saturno se harmoniza com Plutão. Urano pede originalidade, criatividade, ousadia. Plutão pede que olhemos para questões profundas, ambos são planetas que trazem mudanças. O programa ganharia de conseguisse mudar sua velha fórmula. Creio que uma solução pra que conquiste mais audiência seja investir em atrações inéditas, diferentes, originais. Investir em novidades. Outra solução que poderia favorecer seria investir na discussão de temas mais sérios e conscientes, que estão em destaque no planeta: sustentabilidade, ecologia, energia (temas de Urano) e sexo, curas, psicologia (temas de Plutão).

E em fevereiro, o que pode acontecer?

Júpiter retomou o movimento direto no último dia 30 de janeiro. Com a Lua nova do próximo dia 10 de fevereiro, passa de novo sobre o mesmo ponto onde estava no início do programa. A Lua nova marca um novo ciclo, um ciclo de expansão e chances de mais sucesso para o programa. Durante todo o mês, Júpiter e Urano seguirão em harmonia. Atenção produtores do programa: que tal aproveitar este bom aspecto pra surpreendero público com novas tecnologias, novas aventuras e novidades vanguardistas?

Esses serão os temas que estarão favorecidos pra todos nós durante o mês. Quem sabe poderemos ver algum participante nos surpreender também com reviravoltas inesperadas, atitudes irreverentes e criativas? É bom frisar: não digo que é isso o que vai acontecer, mas digo que o céu favorece quem investir nesses assuntos.

  • Os romances têm mais chance de esquentar em fevereiro

Na Lua cheia do dia 25, Vênus ingressa na casa 7 do mapa do programa. Essa é a casa das parcerias, dos relacionamentos. Vênus é a regente da casa e promete dar um gás nos assuntos afetivos. Os romances têm mais chance de esquentar. Vale lembrar que na Lua cheia as emoções transbordam, vivemos o ápice de muitas situações. Portanto, a semana do dia 25 promete. Quem sabe também surge um novo romance?

Vamos ficando por aqui, o artigo já vai longo. Numa próxima oportunidade, pretendo analisar o mapa dos participantes e compará-los com o mapa do programa. Veremos a quais conclusões conseguiremos chegar.

Espero que tenham gostado. Saudações a todos!

Marcelo Dalla

O astrólogo Marcelo Dalla é formado em Rádio e TV pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e já trabalhou em produção, redação e promoção em diversos canais de TV. É também artista gráfico, criador e estudioso de mandalas. Veja o horóscopo diário do UOL, assinado pelo astrólogo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos