Fã de Shakespeare, Adrilles tem padrasto jovem e relação difícil com a mãe

Do UOL, em São Paulo

Admirador do dramaturgo e escritor William Shakespeare, o poeta e jornalista Adrilles Jorge, de 40 anos, é o representante mineiro entre os 13 brothers anunciados nesta terça (13) pela produção do "BBB".

Morador de Belo Horizonte, o mineiro é formado em jornalismo pela Pontifícia Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e faz trabalhos de freelancer na área. Segundo amigos, apesar do talento para as letras, nunca chegou a editar suas poesias em livro.

Desde 2004, ele mantém um blog com seus textos, em prosa e verso, abordando temas existenciais como o envelhecimento, o amor e a relação conflituosa do homem com o mundo.

Adrilles mora com a mãe, Izilda, em uma casa no bairro Gutierrez, área nobre da zona oeste da capital mineira. Ela é separada do pai de Adrilles desde meados da década de 1970 e tem um namorado, Vitor, da idade do brother. O pai vive em São Paulo, praticamente sem contato com o filho.

De acordo com o jornalista mineiro João Gualberto Jr., amigo de faculdade do brother, a inscrição para o "BBB" veio por um golpe de sorte. Adrilles concorreu apenas para acompanhar uma amiga, que foi eliminada logo nas primeiras peneiras da seleção. "Entrou de gaiato", conta Gualberto ao UOL.

Segundo ele, o amigo tem mais de dez graus de miopia. Sem lentes de contato, praticamente não consegue enxergar. Adrilles é descrito ainda como um sujeito "histriônico" e "intelectual". Sem peias, fala sempre o que pensa, com voz alta e assertiva. Crítico contumaz do PT e da presidente Dilma ("é seu grande hobby"), prima pela sinceridade, o que pode influenciar seus rumos na casa.

"Se ele conseguir dominar essa sinceridade toda, acho que pode ir longe", diz Gualberto, que afirma que, politicamente, Aquilles é "liberal", se diz um "radical de centro". Já nas letras é um "barroco-contemporâneo". Na música, é fã de Bach e de todos os outros compositores da era barroca.

Apesar de se dar bem com o namorado da mãe, dentro de casa, a relação não é das mais harmônicas. A começar pelos horários de cada um. Adrilles vai dormir às 5h, hora em que Izilda está quase se levantando.

"Sempre tive uma relação um pouco atabalhoada com ela. A gente tem certos conflitos", disse o mineiro ao site do "Big Brother".

Adrilles já publicou um texto sobre suicídio no blog do dramaturgo Gerald Thomas

Veja abaixo a última poesia escrita pelo mineiro, no último dia 7.

Ventre

Por entre muros espio a fuga
que se move à espreita de abrigo
Movem-se os muros
acompanhando os passos
de seus fugitivos,confinados
até o outro lado da esfera
Remove-se o chão,
embalando a gravidade
que me mantém preso
ao equilíbrio
de me saber de pé
Ao alto, ri-se o céu
de seu forçoso limite
a olho nu que veste o engano
Fecho os olhos e enxergo o infinito
que não alcanço
e que me atravessa, incorpora
e me guarda em sua zelosa prisão

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos