Vitória de Fael, o genro que toda mãe gostaria de ter, é a vitória da honestidade

Roberto Shinyashiki

Roberto Shinyashiki

Especial para o UOL
  • TV Globo / Frederico Rozário

    Fabiana brinca e coloca chapéu na cabeça de Fael, ganhador do "BBB12" (30/3/12)

    Fabiana brinca e coloca chapéu na cabeça de Fael, ganhador do "BBB12" (30/3/12)

Desde as primeiras semanas do "BBB12" dava para ver que seria preciso um tsunami para tirar o troféu do caubói. Fael é o genro que quase todas as mães gostariam de ter. Boa praça, não grita, tem valores sólidos, é respeitoso com as mulheres, valoriza a amizade, manifesta as suas opiniões... Todos sabem que esses são princípios muito valorizados.

Mas quero enxergar um pouco além da vitória do Fael. Vamos falar da lógica das pessoas que votaram nele.

A vitória de Fael, com 92% dos votos, não significa que a Fabiana era tão rejeitada. Nem significa que 92% das pessoas queriam o Fael com tanto ardor. Significa que o Fael representa, para o nosso público, um símbolo maior do que o programa. Significa que uma parte do nosso povo quer pessoas honestas e não quer aqueles que não respeitam a ética.

Não estou dizendo que a Fabiana não foi ética, mas pequenas escorregadas dela, como votar no Fael para o paredão depois de ter declarado que queria tê-lo como parceiro na final, ser dura com a Kelly sem motivos aparentes e algumas outras ações sombrias podem ter sido interpretadas pelos eleitores como falta de ética.

Esta forá de moda mentir! Atenção, políticos: o Fael venceu o 'BBB12' com 92% dos votos

As pessoas estão  cansadas de manipulações e de mentiras rotineiras. Cansadas de pequenos deslizes que parecem parte da nossa cultura.

Há uns dez anos, eu imagino que o Fael seria campeão com cerca de 70% dos votos. Então por que teve 92%?

Penso que os outros 22% dos votos que ele teve são uma demonstração da irritação do público contra pessoas que dizem uma coisa, mas na hora da votação mudam os seus votos.
Vinte e dois porcento mostram que não aceitam pessoas que gritam para ganhar uma disputa.

A nossa sociedade mostra que as pessoas estão cansadas de coisas erradas... Esse cansaço leva as pessoas a se manifestarem contra atos que não concordam de uma forma tão veemente que conseguem que o quase eterno e senhor todo poderoso do futebol brasileiro renuncie ao cargo.

Agora não é mais aceitável o novo presidente da CBF ter pego a medalha do goleiro do Corinthians, campeão da Taça São Paulo de Futebol Junior, colocado no bolso e depois ter dito que foi algo planejado. E o atleta que dedicou a vida treinando para conquistar essa medalha?

Não adianta ficar irritado quando os jornalistas perguntam sobre o acontecido. As pessoas  estão com a memória mais atenta. Não é à toa que a coluna do jornalista José Cruz, que luta contra a corrupção nos esportes, é uma das mais lidas na sessão do Esporte do UOL!

Veja a repercussão da matéria do "Fantástico" mostrando empresários tentando subornar o comprador do Hospital Universitário do Rio de Janeiro. Esta fora de moda mentir! Atenção, políticos que estão se opondo ao trabalho de limpar a corrupção que a presidenta está batalhando para fazer: o Fael venceu o "BBB12" com 92% dos votos.

PS: Este é o meu último artigo desse projeto "BBB12" e gostaria de fazer alguns comentários. Adorei escrever esta coluna sobre o "BBB" no UOL. Espero que ela tenha contribuído para uma reflexão além dos jogos dos candidatos a celebridades. Quero agradecer aos jornalistas Diego Assis e Carolina Higa por suas orientações e suporte. Quero também agradecer a vocês que comentaram os meus artigos: aprendi muito com as críticas de vocês. Grande abraço e até a próxima!

 

Roberto Shinyashiki

Médico psiquiatra com doutorado em Administração de Empresas pela FEA-USP, viaja o Brasil e o mundo como palestrante, liderando seminários e atuando como consultor para empresários, políticos e esportistas. É autor de vários best sellers, entre eles “Sucesso É Ser Feliz” e “Problemas? Oba!” e já vendeu mais 6 milhões de livros. Saiba mais no site oficial do Shinyashiki

UOL Cursos Online

Todos os cursos