Pedro Bial erra e acerta em seus discursos, mas sempre procura dizer algo significativo

Roberto Shinyashiki

Roberto Shinyashiki

Especial para o UOL
  • TV Globo / Frederico Rozário

    O apresentador do "BBB12", Pedro Bial, sempre faz um discurso na eliminação de um brother do programa

    O apresentador do "BBB12", Pedro Bial, sempre faz um discurso na eliminação de um brother do programa

Nesta semana, na terça-feira (19), mais uma vez o Pedro Bial fez seu discurso ao comunicar a eliminação de um membro do "BBB". Eu gosto dele. Ele acerta e erra como a maioria de nós, mas sempre procura dizer algo significativo. Como sempre faz, cada trecho de sua fala continha uma ideia sobre o vencedor e o perdedor do paredão. Imediatamente, relacionei as suas ideias sobre as vitórias e as derrotas de cada um dos brothers do programa, com o que é ser um campeão.

Sempre procuro estudar e entender o que constrói os campeões, mas devo de dizer para você que, no caso do "BBB", isso se torna um pouco mais sofisticado. Sabe por quê? Porque acho que há vencedores que estão perdendo muito. E há perdedores que vão ganhar muito no futuro.

São muitas as conquistas em um programa como o "BBB". Vou analisar algumas formas de vitórias que podem existir e usar alguns trechos do que o Bial falou para ilustrar o que quero dizer:

1) Vitória é ganhar o prêmio final
A conquista é uma coisa deliciosa e vai sempre ser uma marca na vida da pessoa, mostrando sua capacidade de superar obstáculos quando ela se propõe a realizar uma meta. Quando vejo os empresários e os atletas que orientei, percebo que as honras e as medalhas olímpicas que eles ganharam aumentam muito sua autoconfianca. Se não acontecer nada de extraordinário, o vencedor desse "BBB" será o Fael, mas tão importante quanto sua vitória terá sido o fato de ele manter seus princípios, mesmo nos momentos de maior turbulência.

No "BBB", acho que há vencedores que estão perdendo muito. E há perdedores que vão ganhar muito no futuro

2) Vitória é ganhar o prêmio em dinheiro
Nós podemos dizer que vitória é ganhar o grande prêmio e, nesse sentido, quem vence o paredão final é o campeão. Mas quando analisamos alguns vencedores do "BBB", vemos que a vitória final não deixou propriamente um tesouro na vida deles. Os comentários são de que Dhomini e Cida, apesar de grandes vencedores do "BBB", não foram os grandes campeões nas finanças. Gastaram tudo o que ganharam e voltaram para onde estavam no começo do programa.

3) Vitória é aproveitar uma experiência para crescer
Tem pessoas que aproveitam o "BBB" para crescer como ser humano e desse crescimento toda a vida vai melhorar. No programa da eliminação de Monique, Pedro Bial falou sobre seu adversário: “João Carvalho, por exemplo, não deve ter ideia de como está diferente. Muito! Não traz mais o cenho franzido do início do confinamento, ainda que mantenha a gravidade no olhar, no jeitão. Mas está tão mais leve, em todos os sentidos... Aparência mais saudável, mais alegre... Visivelmente mais tranquilo, quem diria, no quarto paredão”. Nesse sentido, um finalista pode ser o grande perdedor porque não teve a coragem de enfrentar seus medos e mostrar seus desejos e sentimentos.

4) Vitória é aproveitar uma oportunidade para arriscar algo novo
Eu gosto da paixão, eu prefiro as lágrimas de saudade ao vazio da indiferença. Eu adorei quando ele falou sobre o chorar a partida da mulher amada. “E se a mulher da minha vida fosse embora? E se de tudo o que vivemos ficasse só em um edredom? Ah, se meu edredom falasse... ‘pirei’. Tá bom, eu diria, finalmente: Agora eu tenho um lado... ‘Entendeu?’. ‘Ah, não gente!’ Talvez eu surtasse: usasse o edredom amarrado no pescoço, como capa de super-herói, e passasse a acreditar que tinha mesmo superpoderes.”

5) Vitória é ter a coragem de se mostrar. De se mostrar, mas sem perder a ternura.
Temos de ter a coragem de nos mostrar sem perder a gentileza. Sobre a eliminação de uma pessoa que foi grosseira ele escreveu: “(Para quem) não tem charme, a simpatia, quando vira ironia, perde a graça, e as graças da massa. Nesse jogo da vida, há um peso e uma medida. Pesou, perdeu a medida, lá vem, a cavalo, o castigo. É você já falou demais. Vem ouvir um bocado agora aqui fora Rafa.”

6) Vitória é ter a coragem de arriscar a derrota
E a derrota? Perder para quem teve a coragem de arriscar, é simplesmente a preparação para a próxima batalha. E nesse tema, o Bial foi preciso como um neurocirurgião ao citar o poema da Elisabeth Bishop que se chama “Uma Arte”: “Não é tão difícil dominar a arte de perder; tanta coisa parece preenchida pela intenção de ser perdida que sua perda não é nenhum desastre. Perca alguma coisa todo dia. Aceite a novela das chaves perdidas, a hora desperdiçada, aprender a arte de perder não é nada. Exercite-se perdendo mais, mais rápido: lugares, e nomes e... para onde mesmo você ia viajar? Nenhum desastre... Perdi o relógio de minha mãe. E olha, minha última e minha penúltima casa ficaram para trás. Não é difícil dominar a arte de perder. Perdi duas cidades, adoráveis. E, mais ainda, alguns domínios, propriedades, dois rios, um continente. Sinto sua falta, mas não foi um desastre. Até mesmo perder você (a voz gozada, o gesto que eu amava) eu não posso mentir. É claro que não é tão difícil dominar a arte de perder apesar de parecer (pode escrever!) desastre.”

Eu, Roberto Shinyashiki, prefiro sempre uma derrota batalhada a uma vitória medrosa. E você? Quem você acha que são os grandes vencedores e perdedores desse BBB?

Quem é o seu brother favorito no "BBB12"?
Dizem que as opiniões sobre os personagens do "BBB" mostram muito mais da personalidade de quem opina do que do próprio personagem. Concordo totalmente.

Por isso, criei um teste para você conhecer a si mesmo a partir do seu participante preferido. Para jogar é só clicar aqui.

Roberto Shinyashiki

Médico psiquiatra com doutorado em Administração de Empresas pela FEA-USP, viaja o Brasil e o mundo como palestrante, liderando seminários e atuando como consultor para empresários, políticos e esportistas. É autor de vários best sellers, entre eles “Sucesso É Ser Feliz” e “Problemas? Oba!” e já vendeu mais 6 milhões de livros. Saiba mais no site oficial do Shinyashiki

UOL Cursos Online

Todos os cursos