Deputado João Carvalho, Renata, a namoradinha do Brasil, ou Yuri, o menor abandonado: qual máscara cai primeiro?

Roberto Shinyashiki

Roberto Shinyashiki

Especial para o UOL
  • Frederico Rozário/TV Globo

    João Carvalho, Renata ou Yuri: qual será a próxima máscara a sair no quarto Selva?

    João Carvalho, Renata ou Yuri: qual será a próxima máscara a sair no quarto Selva?

Adoro ver os tubarões percebendo que estão sendo derrotados: sua mudança de comportamento seria engraçada se não fosse triste. Vocês perceberam como a turma do quarto Selva está mudando de comportamento? Dá para ver a máscara de cada um caindo...

O que mais me chama atenção é o João Carvalho. Ele, que sempre procurava se mostrar como um independente, agora finge que é um membro da Praia de carteirinha. Parece político quando vê que o seu partido está afundando: muda de aliados na maior cara de pau.

E o Rafa? Ele sabe, como todos nós, que está fora da casa, mas pelo menos mantém a arrogância que vai levá-lo a ser eliminado com um dos maiores índices de rejeição do programa. (...) E vai falar, como todos os que tiveram comportamentos criticáveis, que agiu assim porque estava em um jogo, e que fomos nós que tivemos uma impressão equivocada dele.

A exuberante Monique agora procura mostrar que é uma mulher comum na luta contra a balança.

Renata mudou de mulher fatal para a namoradinha fiel do Rafa. Se não lembrarmos das falas dela no começo do programa sobre a sua necessidade de sexo incontrolável, vamos imaginar que ela é a Regina Duarte da minha juventude. A namorada que todos nós queríamos ter. Onde ela escondeu aquela Renata insaciável?

O Yuri, que enfrentava todo mundo no olhar duro para lembrá-los que estavam diante de um lutador de Muay Thai, parece agora um menor abandonado.

E o Rafa? Ele sabe, como todos nós, que está fora da casa, mas pelo menos mantém a arrogância que vai levá-lo a  ser eliminado com um dos maiores índices de rejeição do programa. E a sorte dele é que esta no paredão com o Yuri, que também é muito rejeitado pelo público. Senão seria eliminado com 100% dos votos.

E vai falar, como todos os que tiveram comportamentos criticáveis, que agiu assim porque estava em um jogo, e que fomos nós que tivemos uma impressão equivocada dele. Bobagem, eles agiram assim porque foi a escolha de cada um deles.

Assim agem os tubarões quando percebem a derrota iminente. A primeira coisa que fazem é vestir as máscaras de bonzinhos e desamparados para ver se conseguem escapar. Mas não se iludam: quando eles recuperam o poder, voltam a atacar com a mesma falta de escrúpulo de sempre.

PS: Caros leitores, eu quero deixar que quando critico os tubarões por sua maneira de agir estou simplesmente analisando as suas atitudes. Não estou dizendo jamais que algum deles tem falta de caráter, pois não conheço pessoalmente nenhum dos participantes para julgá-los. Simplesmente, analiso os seus comportamentos frente à pressão e procuro usá-los como exemplo de estratégias para a sua carreira profissional.

Roberto Shinyashiki

Médico psiquiatra com doutorado em Administração de Empresas pela FEA-USP, viaja o Brasil e o mundo como palestrante, liderando seminários e atuando como consultor para empresários, políticos e esportistas. É autor de vários best sellers, entre eles “Sucesso É Ser Feliz” e “Problemas? Oba!” e já vendeu mais 6 milhões de livros. Saiba mais no site oficial do Shinyashiki

UOL Cursos Online

Todos os cursos