João Carvalho e Renata no paredão: qual é o menos ruim entre o "fofoqueiro" e a "falsa"?
-
TV Globo / Frederico Rozário
João Carvalho e Renata estão no paredão (4/3/12)
O paredão entre João Carvalho e Renata é uma berlinda onde o público escolhe quem é o menos rejeitado. Os dois candidatos à eliminação têm muitos motivos para serem os escolhidos, mas, por enquanto, parece que o público rejeita mais a estudante que o representante comercial.
Esta é uma votação em que o telespectador vai escolher qual o menos ruim entre duas imagens negativas. Quando vejo os comentários das torcidas percebo que a disputa está entre "o fofoqueiro” e "a falsa” , “o homossexual" e "a garota promíscua”.
Não me cabe aqui analisar se o João Carvalho e a Renata estão certos ou errados, mas estas imagens atribuídas a eles estão definindo a escolha. No paredão passado, o público teve de escolher entre o Rafa e o Yuri, mas, se pudesse, eliminaria os dois com toda a certeza.
Esta é uma votação em que o telespectador vai escolher qual o menos ruim entre duas imagens negativas.
O que isso tem a ver com a vida da gente?
No “BBB12”, o público tem de escolher entre o menos ruim, mas, na vida, nós precisamos ver que, muitas vezes, nenhuma das opções vale a pena.
Imagine esta situação: você está escolhendo entre dois assistentes de logística e o seu sócio lhe pergunta qual dos dois é melhor. Você observa que nenhum dos dois têm capacidade para o cargo e aí tem de ser firme para dizer que nenhum dos dois merece a vaga. A pergunta a ser feita é: algum deles realmente é competente?
No amor, acontece a mesma coisa. A garota tem dois rapazes interessados e pergunta para a amiga: qual deles é melhor? Em algumas situações a resposta tem de ser : “Nenhum deles serve para você”!
No paredão, é preciso colocar para fora quem você rejeita mais, mas, na vida, frequentemente o que deve ser feito é dispensar os dois.
Roberto Shinyashiki
Médico psiquiatra com doutorado em Administração de Empresas pela FEA-USP, viaja o Brasil e o mundo como palestrante, liderando seminários e atuando como consultor para empresários, políticos e esportistas. É autor de vários best sellers, entre eles “Sucesso É Ser Feliz” e “Problemas? Oba!” e já vendeu mais 6 milhões de livros. Saiba mais no site oficial do Shinyashiki