Torcedores da Praia são típicos fãs de novela, e os da Selva valorizam o 'vencer a qualquer preço'. De que lado você está?

Roberto Shinyashiki

Roberto Shinyashiki

Especial para o UOL
  • TV Globo / Frederico Rozário

    Jonas, Kelly, Fael e Fabiana são os integrantes do quarto Praia

    Jonas, Kelly, Fael e Fabiana são os integrantes do quarto Praia

Os fãs do Yuri gostam de Muai Thai ou de MMA? Ameaçam os outros de partir para a briga quando contrariados? Lógico que não. Eles conseguem ver alguma coisa diferente nele que a maioria não enxerga.

Na vida afetiva também é assim. Na maioria das vezes, as pessoas que compõe um casal têm perfil complementar. A esposa de um alcoólatra é obrigatoriamente uma alcoólatra? É claro que não.

A maioria das mulheres casadas com alcoólatras são pessoas que gostam de cuidar de pessoas com problemas e, até certo ponto, acreditam em suas promessas de que vão parar com o vício.

Muitas vezes, quando o médico conversa com a mulher do alcoólatra sobre as promessas vazias que o marido dela faz, ele descobre que sua percepção tem contornos muito diferentes do que a maioria vê.

Assim acontece no "BBB12". Os fãs de cada participante têm uma característica especial que, na maioria das vezes, é complementar, e outras, é similar à do brother.

Desde que o Diego Assis (Editor de Entretenimento) me convidou para escrever uma coluna no UOL, eu leio todas as manhãs as colunas e os comentários que as pessoas fazem tanto na minha, quanto nas do Maurício Stycer e da Morango. Reforçando: eu leio absolutamente todas as colunas e os comentários.

Os fãs de cada participante têm uma característica especial que, na maioria das vezes, é complementar, e outras, é similar à do brother.

Depois de algumas semanas, comecei a perceber pelos comentários que as pessoas faziam, por suas ideias e por sua maneira de escrever, como elas pensavam a vida. Por exemplo:

Os fãs do pessoal da Selva, em sua maioria, valorizam vencer a qualquer preço. Seus comentários geralmente são: “Eles estão dentro de um jogo e têm de agir assim", “Eles estão agindo assim porque estão em um jogo, mas na vida real eles nunca fariam isso”, ”O grupo da Praia também faz isso, mas não assume” e “O programa vai ficar sem graça quando eles saírem”. Ou seja, para esses fãs, vale tudo para alcançar um objetivo.

Os torcedores da Praia acreditam que quem é honesto vai vencer no final. São fãs típicos de uma novela em que a protagonista sofre bastante, mas não perde seus princípios e, no final, a vitória será dela. Seus comentários mais marcantes e repetidos durante o programa foram: “O pessoal da Selva pode fazer esses absurdos, mas, no final, a Praia é quem vai vencer”; “Olha como o Fael é forte, ele aguenta humilhações, mas ele vai ganhar” e ”A selva não perde por esperar”.

A partir dessas observações, criei um teste para você conhecer um pouco mais sobre si mesmo. Entre no Facebook e procure o jogo: "Qual o seu BBB preferido ou clique aqui.

Em primeira mão, conto como é o perfil de cada pessoa, a partir de que escolhem como seu participante preferido:

Fael: pessoas que gostam de gente simples e não reagem quando provocadas.

Fabiana: pessoas que gostam do tipo maternal, fiel ao marido e que luta pelos valores familiares.

Kelly: pessoas simples que admiram outras que se anulam para fazer parte do grupo.

Jonas: pessoas que gostam de indivíduos bonitos e manifestam suas opiniões de maneira educada.

João Carvalho: pessoas que pensam que para vencer na vida, têm de fazer o que for preciso.

Monique: pessoas que gostam de indivíduos divertidos, carentes e que sofrem por alguém. Os fãs de Monique são típicos de quem gosta de seres humanos que sofrem com problemas de peso e/ou não ter roupa em que se sinta bem.

Falando de alguns dos participantes que já deixaram o programa:

Laísa: geralmente são mulheres que sabem o que quer e admiram outras que pagam o preço por realizar suas metas.

Rafa: pessoas adeptas do “provocou tem de tomar”.

Mas o perfil do público começou a mudar na reta final...

Os eleitores da Selva estão procurando outros preferidos, uma vez que os seus prediletos já deixaram o jogo.

A maior parte desses eleitores foi para a Fabiana, o que a torna uma candidata poderosíssima nessa reta final. Isso, se o que ela está fazendo de partir para cima dos outros jogadores, não a faça perder os votos dos eleitores da Praia.

Uma parte menor dos eleitores da Selva foi para o Jonas, e eles mostram isso elogiando sua atitude de mostrar as opiniões quando não concorda com algo.

Alguns ainda vão para a Monique, por ela estar repetindo a história da moça que sofre por amor e se dá bem no final.

Lógico que um perfil como esse não enquadra todos as pessoas que postam os seus comentários, mas simplesmente a maioria.

E você? Quem é seu preferido? O que isso diz sobre você? Se você quiser saber mais é só fazer o teste! Para jogar é só clicar aqui.
 
PS:.. Agora, tem um ponto em que a maioria dos fãs é muito parecida: a reação quando os seus preferidos são criticados por nós colunistas. Não tem escapatória, é encrenca na certa.

Roberto Shinyashiki

Médico psiquiatra com doutorado em Administração de Empresas pela FEA-USP, viaja o Brasil e o mundo como palestrante, liderando seminários e atuando como consultor para empresários, políticos e esportistas. É autor de vários best sellers, entre eles “Sucesso É Ser Feliz” e “Problemas? Oba!” e já vendeu mais 6 milhões de livros. Saiba mais no site oficial do Shinyashiki

UOL Cursos Online

Todos os cursos