A máscara do Rafa caiu. Arrogante, está se imaginando mais poderoso que o Super-Homem
-
TV Globo / Frederico Rozário
Rafa está brigando até com seus companheiros do quarto Selva
O Rafa se perdeu. Está brigando com todo mundo, gritando com os companheiros. Jogando pesado com todos, inclusive com os colegas da Selva, imaginando que ser for para o paredão vai ganhar fácil.
Agora que está de caso com Renata, deve estar se imaginando com mais poderes do que o Super-Homem. A arrogância é tão grande que só falta dispensar o edredom.
Antes, pelo menos, se dava ao trabalho de fingir que era fiel à ex-namorada, boa praça e queria o bem de todos, mas à medida que a pressão aumentou, ele começou a estourar na frente de todo mundo. Os tubarões sempre entram em desespero quando vêem que o seu jogo não está funcionando.
Lógico que o Rafa é o caso mais dramático, mas a maneira de agir dos outros participantes da Selva é típica de tubarões desesperados.
As carpas do quarto Praia estão começando a agir como golfinhos, criando uma estratégia inteligente e agindo cooperativamente. Vocês viram o Jonas deixando a liderança para a Fabiana. Jogada inteligente, pois ele sabe que é um concorrente fortíssimo. Ajudou a colega para se fortalecer mais ainda . Ela, como líder, se torna mais forte e se tiver de enfrentar o pessoal da Selva, vai ter mais chances de ganhar e o publico vê nele (Jonas) uma pessoa de boa índole.
Ao perceber que a Praia está crescendo, os tubarões estão cada vez mais agressivos e perdidos. Todos estão brigando entre si. Nas empresas acontece a mesma coisa. Os tubarões incompetentes que se unem para atrapalhar quem quer fazer alguma coisa, ficam malucos quando percebem que estão perdendo terreno e então bate o desespero.
Gritam, ameaçam, acusam-se mutuamente. Procuram mostrar que estão acima do bem e do mal. Têm a proteção dos chefes, mas vão caindo um a um. Esse momento do grupo Selva mostra bem a dinâmica desse jogo nas organizações. Observe como tem pessoas na sua empresa que tem esse tipo de atitude.
Lógico que o Rafa é o caso mais dramático, mas a maneira de agir dos outros participantes da Selva é típica de tubarões desesperados. A gerente bonita que usa o sexo para se manter no cargo. A secretária que não sabe o que fazer e diz que se sente traída e chora o tempo todo. Quando a liderança da empresa funciona eles são demitidos na hora, mas quando os chefes não estão atentos, eles vão se aguentando enquanto conseguem.
A impressão que eu tenho é que a liderança do "BBB" (os eleitores) são chefes mais do que atentos, portanto...
Roberto Shinyashiki
Médico psiquiatra com doutorado em Administração de Empresas pela FEA-USP, viaja o Brasil e o mundo como palestrante, liderando seminários e atuando como consultor para empresários, políticos e esportistas. É autor de vários best sellers, entre eles “Sucesso É Ser Feliz” e “Problemas? Oba!” e já vendeu mais 6 milhões de livros. Saiba mais no site oficial do Shinyashiki