Solidão de Adrilles preocupa mãe: "Fiquei com medo de ele desistir"

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

A eliminação de Mariza fez Adrilles se deparar com uma situação que ele já pressentia desde a saída do amigo Marco, mas não por isso menos dramática: a de sentir-se completamente só, sem ter com quem expor seus pensamentos e trocar ideias não limitadas à costumeira discussão sobre o jogo.

O momento mais doloroso aconteceu no segundo dia de ausência da professora de artes, na quinta-feira (26). Com os três companheiros restantes na casa dormindo – Cézar, Amanda e Fernando –, o brother lamentou o isolamento e andando em círculos de um lado para o outro, falando sozinho por quase uma hora. "Não sabia que ia ser tão difícil. Eu não convivo bem comigo mesmo. Preciso de outros artifícios", reclamou.

No confinamento, o escritor falou de seus hábitos no dia a dia, como ler jornal, escrever e, inclusive, assistir a programas de TV que não exijam muita atenção para apenas passar o tempo. Privado de suas atividades diárias e depois de perder seus dois principais interlocutores, Adrilles chegou a dizer que está "endoidando".

Em entrevista ao UOL, Izilda Reis afirmou que o filho está abalado de uma forma que ela nunca havia visto. "Ele não consegue ficar sem escrever, o que serve também como uma fuga. Ele passa todas as noites se informando e escrevendo, o que acaba sendo uma companhia", explicou a mãe de Adrilles.

Alguns indícios tornam evidente para Izilda que o filho está abatido e passando pela sua pior fase no programa. O principal deles é quando Adrilles não consegue parar de falar. A situação, que já é difícil por ele estar confinado, se complica ainda mais em virtude da falta de interação com outras pessoas, explicada pelos interesses e afinidades divergentes.

"O Cézar fica isolado, o Fernando e a Amanda ficam namorando. Ele está completamente sozinho. Acho que o Fernando faz de propósito para desestabilizá-lo. Adrilles precisa colocar o que pensa para fora e desse jeito isso não tem como. Quando a Mariza saiu, fiquei com medo de ele desistir do programa", admite.

Segundo a mãe, os amigos do mineiro são escritores, jornalistas e pessoas com quem ele conviveu na faculdade. "Não estou menosprezando os outros participantes, mas a Mariza e o Marco falavam a mesma língua dele. Sem eles fica difícil. O Cézar, o Fernando e a Amanda têm até mais vivência, mas não são do mesmo metiê. Adrilles vive em função do amor, é um poeta", disse Izilda.

Foco na final e atividades prazerosas
Para a mediadora de conflitos Suely Buriasco, o participante é alguém que tem necessidade de ter outros à volta por não conseguir ficar bem consigo mesmo. "O grande problema do Adrilles é que ele não convive bem com ele mesmo. Precisa estar cercado de pessoas fazendo o que ele quer. A atividade de ler, quando é em excesso, também pode ser uma fuga", analisa a especialista, que apresenta o programa sobre relacionamentos "Deixa Disso" na internet.

Segundo Suely, a solidão intensa de Adrilles na casa pode levar a problemas mais sérios, que podem ser evitados com outro tipo de postura na casa. "Se ele não tiver em mente que esse período [de confinamento] irá acabar, o que pode acontecer é ele desenvolver síndrome do pânico. Além da mudança de hábito e não ter afinidade com ninguém que está ao lado dele, está acumulando um estresse há bastante tempo no programa", diz.
 
A recomendação da especialista é focar na data final do programa e fazer atividades que o façam sentir bem, mesmo no isolamento: "Se gosta da academia, faça a academia. Se tiver mais tempo na casa, poderia procurar esses colegas. Precisamos ter a humildade de lidar coma as pessoas e com aquilo que elas podem nos oferecer. E isso é interessante para a vida".
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos