"Aprendiz Celebridades" diverte ao expor candidatos ao constrangimento

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Crítico do UOL
No esforço de revitalizar o reality "O Aprendiz", a Record estreou nesta terça-feira (22) uma versão disputada por 15 "celebridades". Comandado por Roberto Justus, o programa estreou em ritmo intenso, logo expondo os candidatos ao constrangimento de improvisar num picadeiro.
 
Foi um festival. Os candidatos protagonizam uma cena mais ridícula que a outra, promovendo ótima diversão para quem estava diante da televisão. Imagino como deve ter sido difícil escolher as piores. Três foram eleitas:  Alexia Dechamps, Beth Szafir e Ana Moser.
  • 26704
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/enquetes/2014/04/23/quem-pagou-mais-mico-na-estreia-do-aprendiz-celebridades.js
Ao final do episódio, Justus, Cacá Rosset e Renato Santos convocaram as três para discutir suas performances e o apresentador eliminou a atriz Alexia Dechamps. Não houve o clássico "você está demitida", já que não ocorreu uma tarefa em grupo, relacionada ao objetivo principal do "Aprendiz". "Ela titubeou, mostrou insegurança", explicou.
 
Antes, a apresentação dos 15 participantes também foi um momento de muita diversão. Cada um procurou explicar por que é uma celebridade, o que seria desnecessário se fossem, realmente, famosos. "Eu fiquei conhecida por gostar das pessoas e elas de mim", disse, por exemplo, Szafir.
 
Nos EUA, apresentado por Donald Trump, a versão com celebridades foi a solução encontrada para renovar o fôlego do reality a partir da sétima temporada. Desde 2008, já foram seis programas neste formato e um sétimo será exibido ainda em 2014. A audiência segue em queda constante, mas ainda em um patamar considerado atraente para os produtores e para a rede NBC.
 
"Você sabe por que tanta gente quer ser celebridade? Porque é um bom negócio", explicou Justus, na abertura do programa. Resta ao apresentador torcer que o público esteja interessado neste negócio que a Record começou a exibir.
 
Dados preliminares de audiência apontam que o programa estreou em terceiro lugar em São Paulo, com 6 pontos no Ibope, atrás de Globo (18) e SBT (7).
 
Em tempo: Em março, ao serem divulgados os nomes dos 15 participantes do reality manifestei decepção com o elenco. Record precisa renovar sua agenda de telefones de celebridades, escrevi, observando. "O grupo escolhido coloca em questão o próprio conceito de "celebridade", ao misturar figuras pouco conhecidas com outras desimportantes, além de tipos mais do que batidos e, ainda, alguns que são famosos por não ter maior expressão."
 
Um dia depois, Justus respondeu, dizendo que não foi a fama, em si, mas a inteligência dos candidatos o critério utilizado na seleção do elenco "Não precisa ser a pessoa mais conhecida. Estou muito feliz com o casting escolhido. Não queria pessoas extremamente conhecidas, mas inteligentes. Nossa miss [Priscila Machado], por exemplo, tem curso superior. Não é qualquer miss. Quis nivelar por cima", justificou Justus.
 
Nesta terça-feira, dia da estreia do programa, a Record publicou um anúncio de página inteira na "Folha" com um foto do elenco e a seguinte frase: "Quem sempre estampou a cara em capa de revista agora vai ter que dar a cara para bater." O problema, como apontei em março, é justamente esse: quantos desta turma já estamparam uma capa de revista?
 

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos