Juiz do "BBB", público será tema de livro de Marco e Adrilles

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

  • Alex Palarea, Felipe Assumpção e Marcello Sá Barretto / AgNews

    Marco e Adrilles vão escrever livro sobre o "BBB"

    Marco e Adrilles vão escrever livro sobre o "BBB"

O teólogo Marco Marcon e o poeta Adrilles Jorge se tornaram tão amigos no "BBB15" que pretendem lançar um livro em parceria sobre as impressões do reality show. Os dois gostavam de debater assuntos diversos no confinamento, como por exemplo leituras, arte e religião. Em entrevista ao UOL, Marco explicou que o projeto consiste em uma reflexão sobre a influência positiva do "BBB" nos telespectadores.

"O "Big Brother" pode ser analisado de diversas perspectivas que acrescentam na vida das pessoas. Afinal, todas as mazelas humanas ficam explicitas num reality show e temos que encarar de frente, não apenas fazendo o papel de juízes dos outros, mas de nós mesmos e como sociedade", explicou. 

Ele se recorda que, ainda quando estava na casa, discutiu com o poeta sobre o interesse em comum de popularizar o que é visto como erudito e, ao mesmo tempo, tornar o que é popular em uma linguagem mais rebuscada. A ideia do livro surgiu a partir dessas conversas.

"Quando saí percebi como minha esposa e a mãe do Adrilles ficaram próximas, devido a nossa amizade na casa e o sofrimento de ambas. Elas sempre foram consumidoras do programa e quando se depararam com pessoas que amam lá dentro a coisa ficou bem diferente. Então está aí o mote do livro", contou o teólogo.

Marco tem a expectativa de lançamento ainda para este semestre. A data exata ainda será definida, pois segundo ele deve variar conforme os compromissos e a produtividade dele e Adrilles.

Balanço do "BBB"

Marco ficou satisfeito com a sua participação no "BBB15". Ele substituiu o pernambucano Rogério, que desistiu de ser um dos brothers ainda quando estava no hotel, no confinamento que antecede a estreia do reality.

"A minha maior satisfação foram os pequenos sinais que pude enviar acerca do que acredito, símbolos da minha espiritualidade cristã: rezar com os participantes e o terço sozinho, ter saído com os pés descalços em homenagens a congregações religiosas, conversado sobre questões da fé e razão, divulgado algumas instituições caritativas", afirmou.

Pesquisador do tema "O Poder do Mal em Diversos Autores", na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Marco admitiu certa frustração com o que definiu como "questões de ódio" dentro e e fora da casa. 

"Às vezes aqueles que consomem o programa esquecem que existem seres humanos lá, que tem família e vida social fora da casa. Esta densidade do mal, que esvazia o bem no se identificar no outro, foi assustador em determinados momentos porque contraria tudo aquilo que eu acredito como caminho, verdade e vida para felicidade humana", analisou. 

Projetos 

De volta às suas atividades há dois meses, Marco, que foi o quarto eliminado do "BBB15", anunciou algumas novidades. A mais recente foi o lançamento do livro "Espiritualidade do dia a dia", mas ele já está trabalhando em outra obra literária, além da realizada em parceria com Adrilles, que também deve ficar pronta até o fim deste semestre.

O teólogo ainda pretende conciliar o trabalho como escritor com a apresentação de um artigo no primeiro Congresso Lusófono de Religiões e Espiritualidade, em Portugal, em maio. Ele aproveitará a viagem para passar por Roma. "Nestes dois países pretendo fazer o piloto da série 'O Profano e o Sagrado'", contou ele, que já havia mencionado sobre o projeto para televisão.  A série, que está com o roteiro pronto, consiste em retratar dois temas polêmicos: religião e o universo dos jogos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos