Globo confinou jornalistas enquanto divulgava lista e limitou acesso a Bial

Ana Cora Lima e Natália Guaratto

Do UOL, no Rio

Com a orientação de que era permitido "levar roupa de banho", mas "proibida a entrada de câmera, celular e relógio", 18 jornalistas do Brasil, inclusive a reportagem do UOL, aceitaram entrar na casa do "BBB15" na última terça-feira (13) para ter uma experiência de 2 horas de confinamento.

Chamada de "BBB Experience", a ação inédita da Globo teve como objetivo reproduzir a reclusão que os participantes do reality show têm na casa, localizada no Projac, Zona Oeste do Rio de Janeiro. "Queremos que vocês façam tudo o que um BBB faria", anunciou uma assessora de comunicação da emissora. A ideia de não interferência do mundo real, no entanto, foi quebrada pouco antes da entrada dos profissionais de imprensa na mansão, quando por celular veio a notícia de que o canal divulgaria naquela tarde o nome dos 13 selecionados para a 15ª edição.
 
Poucos minutos depois das 15h, horário em que a lista de BBBs foi anunciada na internet, os celulares foram confiscados, e o "BBB" dos jornalistas começou. "Isso foi um golpe contra a imprensa livre", brincou um repórter, atentando para a angústia de não ter acesso à internet justamente no momento em que a web estaria borbulhando de informações sobre os novos brothers.
 
Além do tour livre pela casa, os jornalistas também puderam comer torta de frango e cebola, bolo de aniversário, beber champanhe, com direito a brinde e muitos "uhus", usar o roupão típico do reality, pular na piscina e correr no gramado para tentar atender o Big Fone. Releitura dos orelhões de Londres, o aparelho tocou duas vezes, mas nenhuma mensagem foi ouvida.
 
Se a Globo se esforçou para proporcionar aos jornalistas uma experiência bem próxima à do confinamento real, o mesmo não se pode dizer da entrevista coletiva prometida com o diretor do programa, Rodrigo Dourado, e com o apresentador – e jornalista – Pedro Bial. Como em dia de paredão, Bial – ao lado de Dourado – conversou com os repórteres por meio do telão da sala. "Meu heróis! Hoje sim, posso chamá-los de heróis", disse, simpático.
 
A sessão de perguntas e repostas durou 20 minutos. Bloquinhos, com perguntas e anotações previamente selecionadas, e celulares, com funções de gravador, continuaram confiscados. Em vez disso, folhas de sulfite e caneta. "É um 'BBB' vintage, vamos exercer o jornalismo à moda antiga", explicou posteriormente uma assessora ao ser questionada sobre a proibição. Com poucas e insatisfatórias respostas, o "BBB" dos jornalistas foi o único da história em que ganhou aquele que conseguiu sair primeiro da casa, afinal pôde publicar a matéria mais rápido.
 
Tudo pode acontecer, vocês vão saber semana que vem Rodrigo Dourado, diretor do "BBB15", sobre possíveis novos participantes na casa
Decoração dos quartos tem gaiolas e pássaros
A entrada na casa se dá pela passarela na qual Pedro Bial anuncia as eliminações semanais. Atrás da porta que é mostrada na TV, há um corredor escuro, onde é possível espiar a estrutura por trás das câmeras e ver pelos menos cinco profissionais da produção vigiando a movimentação. É preciso abrir uma nova porta para chegar ao gramado sintético do "BBB", local onde acontecem as provas e festas.
 
Do lado esquerdo, fica um espaço com futon e almofadas. À direita, há a piscina, um chuveiro, uma sauna e a lavanderia com o logo de um patrocinador. Na sala, extremamente gelada por conta do ar-condicionado, são poucos móveis: um sofá grande com dez almofadas e uma mesa de centro. Ao lado do cômodo, à direita, está a cozinha, bem equipada, colorida, com armários embutidos e aparelhos eletrodomésticos, louças, talheres, copos, jarras, vasilhas e panelas. A mesa deixou se ser redonda. Agora é retangular, com um detalhe que instiga a curiosidade: são 15 cadeiras, não 13, número de participantes anunciados.
 
Em entrevista à imprensa após o confinamento, o diretor do programa, Rodrigo Dourado, deixou no ar a possibilidade de novos nomes serem anunciados até a estreia do programa, no dia 20. "Tudo pode acontecer, vocês vão saber semana que vem", disse o diretor, negando a possibilidade do retorno de ex-BBBs.
 
Dafne Bastos/TV Globo
No "BBB14", quarto gelado ganhou o nome de Sibéria
Sem divisão ou Sibéria
Os quartos ficam nos extremos da casa e são menos temáticos do que em edições anteriores, sugerindo que este ano não haverá divisões físicas como selva e praia, xepa e casa grande ou a Sibéria, o anexo congelante do "BBB14". Mais próximo da cozinha, fica um quarto pintando em tons de azul. As paredes são decoradas com gaiolas. Ao todo são sete camas, seis de solteiro e uma de casal. Há também um box de vidro com chuveiro no cômodo, além de um banheiro reservado. Como em todos os ambientes, esse também é filmado. Uma câmera Go Pro está estrategicamente localizada acima do vaso sanitário, para lembrar os habitantes de que absolutamente tudo é filmado.
 
Do outro lado da sala, fica mais um quarto, com paredes laranja e travesseiros e edredons cor-de-rosa com estampas de pássaros. Nesse cômodo há quatro camas de solteiro e uma de casal. A despensa fica logo ao lado, assim como o banheiro principal, totalmente exposto, e mais um reservado.
 
A grande mudança estrutural da casa é a academia, que foi transferida para o mezanino, onde ficava o antigo quarto do líder. Este foi mudado para o lado externo, mas não foi aberto aos visitantes. No confessionário, há uma poltrona marrom para a qual fica apontada uma intimidante câmera. É o único local da casa onde dá para ouvir cochichos e passos da equipe de produção por trás dos espelhos.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos