Depois de mutirão contra Aline, Clara diz que Clanessa pode definir campeão

Felipe Pinheiro e Andréa Perrone

Do UOL, em São Paulo

A permanência de Amanda na casa após seu primeiro paredão no "BBB15" na terça-feira (17) não foi apenas uma vitória da empresária, mas de uma mobilização que marcou a edição passada do reality show. Batizada como "Clanessa", a torcida das ex-BBBs Clara e Vanessa reuniu forças e mostrou que ainda pode influenciar nos rumos do jogo. Em entrevista ao UOL, Clara afirmou que  o brother ou sister eleito pela torcida Clanessa chegará à final com uma grande vantagem: "Acredito que, se a torcida Clanessa realmente quisesse, poderiam sim definir o campeão. Elas têm esse poder".

Na opinião de Clara, Amanda deve se fortalecer no confinamento com a saída da rival Aline. No entanto, ela avalia que uma tentativa de se reaproximar de Fernando poderia fazê-la perder o prêmio. "Isso poderia acabar com ela no jogo. Ela só precisa focar agora, está no caminho certo", expõe. A ex-BBB declarou ainda que sua torcida foi determinante na eliminação de Aline, que saiu do programa com 53% dos votos. "Muitas pessoas se mobilizaram pelo meu desespero, sou muito grata aos meus fãs por me ajudarem tanto, eles deram o sangue junto comigo", declara.

Clara passou a fazer campanha por Amanda, que é sua amiga, assim que a lista de participantes foi anunciada. Mas o que realmente a ajudou a conseguir o apoio necessário para eliminar Aline foi o consenso dos fãs que não aprovaram o comportamento da designer mineira em seu namoro com Fernando."Ela e o Fernando queriam criar uma novela dentro do jogo. Aquilo é um reality, não uma novela", explica.

Juliana Cavalcanti, empresária do ramo de informática, que participou dos mutirões realizados contra Aline, explica que a liderança desempenhada pela ex-BBB foi o diferencial para que a torcida se unisse novamente. "Como o paredão foi no Carnaval, não participaram todos os membros Clanessa votantes da edição anterior. Todos têm a sua preferência individual nesse 'BBB', porém o que pude observar é que todos tinham em comum a vontade de eliminar a Aline. Com a Clara liderando tudo se encaixou e deu no que deu", afirma ela, que se animou ao acompanhar o grande envolvimento de Clara no propósito de tirar Aline do jogo.

Desta vez como telespectadora assídua do "BBB15", Clara conta que foi emocionante estimular a movimentação dos mutirões. "Eu me senti uma Clanessa em 2014. Apesar do desespero, foi legal, mas não sei se conseguiria fazer isso tantas vezes quanto as clanessas fizeram em 2014. Elas são muito guerreiras", admite.

Empenho dos mutirões

Cerca de sete principais contas do Twitter, as chamadas "centrais", acumularam votos em favor da eliminação de Aline, sem contar o perfil de Clara. Ela explica que os mutirões começaram no domingo, após a formação do paredão.

"Eu alternava com outras contas do Twitter, mas os meus eram os que davam mais resultados. Chegamos a conseguir 100 mil votos em uma hora", comemora ela, que escreveu na rede social ter ficado com tendinite. Apenas a ex-BBB acredita ter votado aproximadamente três mil vezes. "Passei o Carnaval com o Max em casa, então tive que me dividir entre puxar mutirão e cuidar do meu filho", afirma.

Maria Wins, uma das integrantes da torcida Clanessa com um grande número de seguidores e conhecida por ser rigorosa durante os mutirões de votação, explica como são estabelecidas as metas de votação. Segundo Wins, a enquete do UOL é usada como base para estabelecer o número de votos necessário. A partir da quantidade de votos computados no UOL, elas estabelecem a meta do mutirão. 

O empenho e cobrança durante os mutirões rendeu à Maria o apelido de "Hitler", que foi citado por Clara nos últimos dias. Segundo Maria, tudo começou nos fã-clubes no ano passado, durante a 14ª edição do "BBB". "Os próprios fã-clubes das Clanessas que me chamavam de Hitler, porque eu fazia uma pressão nelas: 'não parem de votar porque tá saindo'; 'vocês estão aqui comentando e elas vão sair', na época do "BBB" passado. E aí por brincadeira falaram: 'Você parece Hitler", 'você é ditadora', 'você bota pressão', mas em nenhum momento exaltando o que ele fez ou a questão do Hitler". Como Clara foi tão ativa durante os mutirões quanto Maria foi no ano passado, chegaram a pensar que a Wins estava usando a conta da Clara para aumentar a mobilização. Por isso Clara citou o apelido e foi criticada por mencionar o ditador.

Poder de fogo da torcida Clanessa

Embora a torcida Clanessa tenha favorecido Amanda no quarto paredão do "BBB15", ainda não é possível dizer que um favorito já foi escolhido pelos fãs de Clara e Vanessa nesta edição. O que eles tinham em comum era o desejo de ver Aline fora da disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão.

Maria Wins declara que sua maior motivação para votar foi a eliminação de Aline. "Eu votei mais contra a Aline, gosto da Amanda, torço por ela, mas votei porque eu não concordava com algumas atitudes da Aline. Uma pessoa que acha que a beleza está acima de tudo, que ela é bonita e determina que os outros são feios, que têm inveja dela porque ela é loura, então eu achava isso muito ridículo nela. Então eu votei muito mais contra o casal Ferline. Mas as Clanessas votaram bastante pela Clara".

"Se as atitudes da Amanda forem aprovadas e condizentes a um paredão aceitável, acredito que iremos apoiá-la [para vencer o programa]. O que vejo nas redes sociais é que estão divididas mais entre Amanda e Tamires. Tudo pode acontecer", suspeita Juliana.

Maria concorda que não é possível afirmar que a torcida Clanessa irá torcer por Amanda até o final. "É muito dividido, porque tem gente que gosta da Tamires, tem gente que gosta da Amanda. Existe o trio Amanda, Angélica e Tamires". Segundo ela, as torcidas gostam do jogo do "BBB" e cada uma se simpatiza mais com determinado participante.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos