Ex-BBB Leo relata pressão antes de ser trancado no primeiro Quarto Branco

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/TV Globo

    Leonardo Jancu foi trancafiado com mais dois brothers no primeiro quarto branco do "BBB"

    Leonardo Jancu foi trancafiado com mais dois brothers no primeiro quarto branco do "BBB"

Se estar confinado em uma casa sem qualquer acesso ao meio exterior com pessoas desconhecidas já  é uma pressão e tanto, imagine ficar trancafiado em um cubículo com luz ofuscante, um pequeno banheiro, mobiliado com poucos móveis – incluindo três camas -, um frigobar e inteiramente branco, com exceção de um botão vermelho em um pedestal ao centro. O isolamento no Quarto Branco fez o paulistano Leonardo Jancu, 31 anos, chegar ao seu limite e ele optou por apertar o botão, desistindo de continuar na briga pelo prêmio milionário do "BBB9" na terceira semana de programa.

Primeiro participante a encarar com mais dois brothers, Ralf e Newton, o castigo mais temido do "Big Brother Brasil", Leonardo já estava a ponto de arrumar as malas e desistir do jogo quando foi condenado ao angustiante e mórbido recinto. "Eu já tinha pedido no confessionário para sair do programa, mas fizeram uma pressão psicológica e eu pensei duas vezes. Disseram que se eu saísse iria fechar as portas com a Globo, que iria perder o contrato. Você é só um menino e não sabe como funciona. Hoje eu diria, beleza! Não passa de um reality", afirma.

Ele garante que poderia ter suportado a tortura do Quarto Branco, mas já estava sentindo-se enfraquecido e sem vontade de continuar na disputa quando acionou o botão vermelho após 30 horas trancado. "Era um querendo passar a perna no outro... Não gosto de ser falso e desde o primeiro dia falei, 'vou ser verdadeiro'. No segundo dia já vi todo mundo falando pelas costas. Me senti morto lá dentro. Não aguentava mais e estava ficando mais nervoso guardando tudo para mim", desabafa.  "Dá pra aguentar 50 horas [no Quarto Branco] se você quer ganhar R$ 1 milhão. É um quarto chato, do pânico, mas dá pra aguentar", declara.

O empresário, que administra há seis meses com a namorada um restaurante na cidade de São Paulo, disse que se candidatou ao programa sem ter muito conhecimento sobre o formato. "Foi meio que por acaso, estava na internet e me inscrevi pelo blog. Quem ganhasse cinco paredões virtuais iria para a cadeira elétrica [entrevista decisiva para a classificação]. Eu ganhei os cinco e vi como uma oportunidade para me dar bem, pois tinha acabado de voltar de viagem", lembra.

Embora não se incomode com o rótulo de ex-BBB, Leonardo disse que não tem qualquer tipo de apego ao reality que o tornou conhecido nacionalmente: "Muita gente diz que me conhece de algum lugar, mas eu nem falo da onde é. Prefiro ficar quieto, na minha. Você é muito tachado como ex-BBB. Não me incomodo, mas já se passaram tantos anos que não tem mais nada a ver".  E se ganhasse uma segunda chance para voltar à casa do "BBB"? "Não volto, só se me pagarem R$ 1 milhão antes", diverte-se.

Divulgação/TV Globo
Leonardo Jancu é isolado no Quarto Branco com Ralf e Newton, no "BBB9"

Volta do Quarto Branco no "BBB15"?

Anunciada pela TV Globo como a edição que irá retomar suas origens, a 15ª temporada do "BBB" promete repetir aquilo que deu certo. Se o Quarto Branco, que já foi usado em outras edições, terá uma nova versão ainda é uma incógnita. 

"Eu acho que o Quarto Branco deveria jogar a pessoa ao paredão para testar a popularidade. No meu caso, eu estava preocupado de as pessoas não estarem gostando de mim. Ao apertar o botão a pessoa deveria ir direto para o paredão. 'BBB' é um programa de eliminação popular", disse Leonardo, que apesar da queixa disse não ter se sentido injustiçado pela forma como deixou o reality. "Sai de cabeça erguida", diz ele, que se arrependeu inicialmente ao saber que tinha chances de vencer o programa.

Ele ainda acredita que um quarto com características como a que ele ficou não teria o mesmo efeito em relação a quando era uma novidade. "A Globo foi muito criticada na época e depois nunca mais fizeram um quarto parecido. Repercutiu muito mal. Eu tinha ficar por 48 horas, mas depois os fizeram quartos para ficar por  15, 12 horas", disse.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos