Não acredito em manipulação, mas na força do fã-clube "Clanessa"

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Crítico do UOL

Falar em manipulação de resultado é fácil, mas prefiro acreditar que a vitória de Clara sobre Valter, contrariando gritantemente o resultado da enquete do UOL, tem outra explicação: a força do fã-clube do casal "Clanessa".

A enquete do UOL, com mais de 1,1 milhão de votos, indicava que Clara sairia com 66%. Ao anunciar o resultado, Pedro Bial informou que Valter Slim foi eliminado com 75% – um percentual bem alto.
 
Foi a primeira vez que Clara esteve no paredão. Vanessa já passou por esta situação quatro vezes. A sua estreia ocorreu no quarto paredão, enfrentando Marcelo e Princy. A enquete do UOL indicava que ela sairia com 49% dos votos. Quem saiu, como se sabe, foi Princy, com 64% das preferências.
 
Vanessa voltou à berlinda no sétimo paredão, e novamente a enquete do UOL sugeriu que o público a queria fora do "BBB14" – com 59% dos votos. Disputando com Amanda e Marcelo, a modelo sobreviveu com facilidade. Amanda foi eliminada com 65% dos votos.
 
Vanessa também esteve no oitavo paredão, quando a enquete do UOL e o resultado oficial coincidiram – todos queriam a saída de Junior. E no 13º paredão, novamente a enquete apontou corretamente a tendência: o público queria a saída de Diego, e não da modelo ou de Marcelo. 
 
Resumindo, o casal Clanessa foi a cinco paredões; em três deles a enquete do UOL errou. Ao longo de 16 paredões, a enquete só errou o resultado uma outra vez, no paredão que opôs Roni a Diego.
 
Parece claro que os fãs de Clara e Vanessa têm força e estão sendo determinantes na preservação do casal no "BBB14". Tudo indica que preferem votar a favor de suas candidatas e não dão muita bola para as enquetes. Para falar de manipulação de resultado, é preciso ter alguma informação além de palpite.
 

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos