Em má fase, Bial publica livro com as suas melhores frases sem sentido

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Crítico do UOL

O cansaço do "BBB" é visível em várias frentes, inclusive em uma de suas mais famosas atrações – o "discurso de eliminação" que Pedro Bial costuma fazer antes de anunciar quem vai embora mais cedo para casa.

Com seus textos enigmáticos, às vezes sem sentido algum, mas sempre caprichados, Bial criou uma marca, que o "BBB14", com 20 participantes, ajudou a desgastar. No momento de anunciar a eliminação de Marcelo, o 17º eliminado, o apresentador reconheceu que estava reciclando uma mensagem antiga: "Olha, já foi assunto aqui, num paredão lá atrás. Querer é uma parte importante do lance. Saber encaminhar esse querer também é".
 
Um livro, recém-lançado, pode ajudar a preencher este vazio, deixado pelos fracos discursos de 2014. Em "Mensagem aos Brothers", Bial reuniu várias frases que disse nos momentos de eliminação, ao longo da história do programa. 
 
Mas, mesmo quem estiver morrendo de saudades, vai notar alguns problemas do livro, a começar pelo fato de se levar a sério demais. O subtítulo, por exemplo, anuncia: "Os pensamentos e as provocações que inspiraram milhões de brasileiros".
 
Bial credita a decisão de publicar a obra à descoberta que partes de seus discursos estavam sendo reproduzidas em formaturas, batizados e casamentos. 
 
Organizou as frases em cinco temas (superação, vaidade, coragem, sabedoria, sentimentos), mas tirou todas as referências ao programa. O leitor não tem como saber a quem se dirigiram as palavras selecionadas no livro. 
 
Sem as referências, Bial parece acreditar que seus discursos são atemporais, servem a qualquer situação. Na verdade, o resultado é confuso, ainda mais difícil de entender do que quando o apresentador fala no momento das eliminações. 
 
Frases sem sentido se espalham pelo livro: "Você mergulhou! E não foi só na piscina, mergulhou no caldeirão afetivo", escreve ele. Ou ainda: "Todos somos vocês! E vice-versa. Há quem diga que surto, pois não, susto! Há quem diga que vocês surtam, surfem nessa onda!"
 
Em puro "bialês", ele ensina: "Descobrir que achar graça na desgraça tem graça não é uma graça de maneira de dizer que a gente só supera o sofrimento quando consegue rir-se dele, nem que seja um sorriso melancólico?"
 
Uma outra curiosidade do livro é a "egotrip" do autor. "Mensagem aos Brothers" (editora Agir, R$ 19,90) traz, ao longo de 136 páginas, 18 fotos de Pedro Bial, incluindo as da capa e da orelha. É muita foto. "Atire a primeira pedra quem não tem que representar papéis todos os dias para sobreviver", diz o autor, ao lado de uma das fotos em que aparece sorrindo.
 

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos