Laisa e Yuri adotam a estratégia dos incompetentes: conspiram para destruir

Roberto Shinyashiki

Roberto Shinyashiki

Especial para o UOL
  • Reprodução/TV Globo

    Laisa e Yuri conversam sobre quem a líder deve indicar para o próximo paredão (27/1/12)

    Laisa e Yuri conversam sobre quem a líder deve indicar para o próximo paredão (27/1/12)

Destruir o outro!

O pessoal do quarto Selva está trabalhando unido para eliminar os concorrentes que acreditam ser os mais fortes.

Laisa e Yuri, especialmente, estão mostrando o que fazem quando têm o poder: conspiram ao invés de construir. É assim que fazem os incompetentes. Ao invés de se unirem para criar alguma coisa que contribua, preferem atrapalhar a possibilidade dos mais competentes fazerem o que precisa ser feito.

Nas organizações, esse fenômeno acontece o tempo todo: pessoas incompetentes querem derrubar quem está produzindo. Incompetentes, quando são promovidos, procuram jogar para fora quem possa ameaçá-los.

O único problema, que talvez eles não sejam conscientes, é que na casa eles estão sendo observados todo o tempo e o povo freqüentemente não aceita injustiças.

Por outro lado, me choca ver que o pessoal do quarto Praia está relaxado, não se une para valer e não se mobiliza, pois tem a certeza de que o bem sempre vence o  mal.

É assim que fazem os incompetentes. Ao invés de se unirem para criar alguma coisa que contribua, preferem atrapalhar a possibilidade dos mais competentes fazerem o que precisa ser feito.

Isso é uma pura ilusão, na vida real nem sempre o mais honesto e capaz vence, pois os desonestos frequentemente são muito ardilosos e têm tempo para preparar as suas ciladas. Não vai ser nenhuma surpresa se no final da telenovela "Fina Estampa", a vilã Tereza Cristina sair por cima, como tem acontecido em várias novelas ultimamente.

Se observarmos com atenção, vamos ver que em várias das últimas novelas o mal continuou a fazer muito mal.

Esses dias, assisti nos Estados Unidos uma palestra do general Collin Powell, que foi o conselheiro militar de vários presidentes norte-americanos, e ele falou uma frase inesquecível: nós precisamos ser muito competentes porque o mal está cada vez mais forte e ardiloso.

Em nossa vida profissional temos de ser muito competentes, porque os mentirosos, sabotadores e trapaceiros estão cada vez mais fortes. É muita ingenuidade achar que somente porque somos honestos e dedicados, vamos vencer os jogos.

E o pior, eles são unidos!

Você já observou que na maioria das vezes as pessoas do mal conseguem se unir, enquanto o pessoal do bem fica desunido?

Qual a sua opinião sobre esse tema?

Roberto Shinyashiki

Médico psiquiatra com doutorado em Administração de Empresas pela FEA-USP, viaja o Brasil e o mundo como palestrante, liderando seminários e atuando como consultor para empresários, políticos e esportistas. É autor de vários best sellers, entre eles “Sucesso É Ser Feliz” e “Problemas? Oba!” e já vendeu mais 6 milhões de livros. Saiba mais no site oficial do Shinyashiki

UOL Cursos Online

Todos os cursos