"As Brasileiras" começa com texto apelativo em ritmo de comédia pastelão

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Crítico do UOL

Seria precipitado avaliar uma série chamada “As Brasileiras”, formada por 22 episódios independentes, apenas com base no programa de estreia. Em todo caso, “A Justiceira de Olinda” reuniu problemas suficientes para fazer temer pelo conjunto do projeto.

O programa é derivado de “As Cariocas”, uma série em dez episódios, exibida pela Globo em 2010, por sua vez livremente inspirada no livro, com o mesmo título, de Sergio Porto (1923-1968).

Conheça as protagonistas de "As Brasileiras"
Veja Álbum de fotos

Assim como sobrou muito pouco do livro de Porto na série criada por Daniel Filho, parece haver quase nada de “As Cariocas” em “As Brasileiras”, um projeto do mesmo diretor.

A leveza e o bom humor do seriado original foram substituídos, ao menos neste primeiro episódio, por uma mão pesada que deu à história um tom de comédia pastelão, embalado por um texto altamente vulgar e apelativo.

O argumento de “A Justiceira de Olinda” já sinalizava que o público não deveria esperar sutilezas do programa. Acreditando estar sendo traída, a morena (Juliana Paes) castra o marido (Marcos Palmeira), para só depois descobrir que cometeu um engano.

Por cerca de 30 minutos, o público foi submetido a uma coleção de piadas infames sobre o objeto em questão. “Será que o foguete sobe?”. “Cadê o penduricalho?” Ou ocorreu um “acidente nos países baixos”. E por aí foi.

Também pareceu pouco animador ver a maneira como “As Brasileiras” se limitou a reproduzir clichês e cartões postais de Olinda. O texto de Marcos Bernstein incluiu pérolas como “Olinda tem 400 mil privilegiados” e “em Olinda o galo já acorda cantando frevo”.

Do ponto de vista da audiência, “As Brasileiras” foi bem-sucedida, superado a minissérie “Rei Davi”, da Record, cujos primeiros três episódios haviam batido a programação da Globo. Mas, para quem esperava qualidade de um programa com a grife de Daniel Filho, deixou a desejar.

 

 

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos