"Gente que você olha e consegue enxergar sua vizinha", diz Bial sobre BBBs

Ana Cora Lima e Natália Guaratto
Do UOL, no Rio

Após a divulgação da lista dos 13 participantes do "BBB15", Pedro Bial explicou o conceito de "gente comum", usado pela Globo para descrever a turma que disputa o prêmio de R$ 1,5 milhão neste ano. "Gente que você olha e consegue enxergar sua vizinha", disse o apresentador, em conversa com jornalistas no Projac, no Rio, nesta terça-feira (13).

"A gente já aprendeu que determinados tipo de histórias preparam para o jogo, mas realmente não dá para saber. A química que acontece entre eles é o que define o jogo. A gente acredita que este ano temos um timaço. Mas às vezes eles se revelam pessoas diferentes", opinou o apresentador.

Bial explicou que, neste ano, a produção prezou pela diversidade regional e social. E citou o fato de dois participantes com mais de 40 anos terem sido escolhidos. "Uma pessoa de 40 anos no 'BBB' é vista como Matusalém. O Caetano do 'BBB1' foi eliminado na primeira semana", lembrou.

"Gente comum", enfatizou o apresentador, não é necessariamente "gente pobre". E que não é uma máxima do programa que "gente humilde" ganha o "BBB" sempre que entra, como aconteceu com as campeãs Mara e Cida. "A Aline, do 'BBB5', saiu com a maior rejeição e era uma moça da favela". 
 
Sobre a participação de gays no programa, Bial disse que o "BBB" não escolhe as pessoas "por sistema de cotas". "Vai ter sempre todas as formas de amor", declarou. 
 
Com 15 cadeiras na mesa de jantar da casa do "BBB" e apenas 13 nomes revelados, o diretor do programa, Rodrigo Dourado, deixou no ar a possibilidade de novos nomes serem anunciados até a estreia do programa, no dia 20. "Tudo pode acontecer, vocês vão saber semana que vem", disse o diretor, que negou que possam voltar ex-BBBs.
 
Segundo a produção do programa, o mix de participantes tem inscritos e gente escolhida por olheiros. No total, o "BBB15" teve cerca de 50 mil inscritos – uma média boa, segundo Dourado, já que houve edições com 30 mil e outras com 70 mil inscrições.
 
Pedro Bial também disse que o confinamento será mais rigoroso do que nas últimas edições. "O 'BBB' deste ano tem um certo saudosismo. O confinamento vai ser mais monástico, pouquíssimo contato com o mundo externo, menos gente de fora", declarou Bial. Questionado se "pouco contato" significava menos cartas da família e visita de celebridades à casa, disse "Exatamente isso".
 
Participantes
A Globo divulgou na tarde desta terça-feira (13) a relação dos participantes que ficarão confinados no "BBB15". O anúncio acontece a uma semana da estreia da nova edição do reality, marcada para o dia 20 de janeiro.

Em chamadas veiculadas pela emissora, o programa promete voltar às origens e confinar "gente comum". A lista conta com uma seleção diversificada, com profissionais das áreas de direito, saúde, cultura, entre outras. Nos anúncios televisivos, brothers que marcaram a história do reality como Grazi Massafera, Dhomini, Eliéser Ambrósio, Solange Vega, Tina, entre outros, foram relembrados em momentos na casa. 

"Estamos trazendo para um universo mais popular. Chega de 'uhu', marombeiro e ex-BBB", afirmou o diretor Boninho, que neste ano deve supervisionar o programa à distância uma vez que acumulou novas funções no canal. Em seu lugar na direção geral do reality, entra Rodrigo Dourado, que até então era o responsável pela edição do programa.  Em substituição à Monica Iozzi, o humorista Rodrigo Sant'Anna, que ficou conhecido no "Zorra Total", assume o lugar de repórter da edição.

O apresentador Pedro Bial prometeu uma edição mais diversificada. "Não participo da seleção diretamente, mas acompanho as fitas daqueles que estão pré-selecionados. Tudo indica que esta edição vai ser a mais diversificada.  A gente fez uma seleção já dando uma sacudida no processo e nunca fomos tão rigorosos", disse ao UOL em novembro do ano passado. O colunista Flávio Ricco, do UOL, adiantou que a nova edição deve fazer uma releitura das melhores provas já realizadas.

Saiba quem são os 13 participantes do "BBB15": 

Adrilles (40 anos) - escritor
 
Amanda (28 anos) - empresária
 
Angélica (33 anos) - Auxiliar de Enfermagem
 
Cézar (30 anos) - Estudante de Direito
 
Douglas (29 anos) - Motoboy
 
Fernando (32 anos) - Produtor cultural
 
Francieli (36 anos) - Conciliadora Criminal
 
Luan (23 anos) - Gerente de Salão de Beleza
 
Mariza (51 anos) - Professora de Artes
 
Rafael (21 anos) - Estudante de Administração
 
Rogério (45 anos) - Bailarino
 
Talita (22 anos) - aeromoça
 
Tamires (24 anos) - Cirurgiã-dentista