Hormônios alterados: conheça a "TPP", Tensão pré-paredão do "BBB"

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

O "Big Brother Brasil 14" não é um spa relaxante. Nem de longe a vida à beira da piscina ou as incríveis festas superam as dificuldades enfrentadas pelos participantes. Todos os dias algum elemento é inserido na dinâmica da casa com o objetivo de criar tensão. Seja a prova do líder, prova de resistência, prova da comida, desafio do monstro, Big Fone, formação de paredão, o quarto Sibéria, a eliminação, as brigas, intrigas, ciúmes, saudades da família e até a falta de dinheiro (estalecas) para comprar uma comida melhor. Como se não bastasse tudo isso, há ainda as brincadeiras criadas para apimentar ainda mais as relações já combalidas, como ocorreu nessa segunda-feira (3) com a lavagem de roupa suja, comandada por Pedro Bial.

Algumas meninas da casa não estão aguentando tanta pressão e a consequência direta disso foi a constatação de que seus hormônios estão alterados. A situação foi batizada pelas meninas de "TPP" ou Tensão pré-paredão em referência a "TPM", a Tensão pré-menstrual. Na semana passada, Franciele foi até ao confessionário pedir remédio porque sua menstruação não parava. "Se esse sangramento for tensão, eu vou passar três meses sangrando", disse. Outra que reclamou foi Amanda. Com saudades da família, ela chorou e revelou que a menstruação estava atrasada. A estudante de engenharia, inclusive, chegou a suspeitar de que estava grávida. 
 
Fernando Moreira de Andrade, 48 anos, ginecologista do complexo hospitalar Edumundo Vasconcellos, em São Paulo, confirma: os problemas menstruais das sisters podem ser reflexo do estresse dentro da casa. "A ausência da menstruação é chamada de amenorreia", explicou o médico. "E pode ser causada por fatores extenuantes como estresses físicos ou emocionais", disse. De acordo com Fernando, a amenorreia é comum em atletas de alta performance, bailarinas, ginastas e também pode ocorrer às vésperas de vestibular, entrevista de emprego, concursos públicos ou em pacientes com baixo peso corporal. "Cada mulher reage de um jeito. Umas param de sangrar (amenorreia) e outras sangram demais".
 
O médico explicou ainda que as alterações hormonais não ocorreram com todas as mulheres do "BBB" porque algumas conseguiram lidar melhor com o estresse do que as outras. "É impossível dar um diagnóstico preciso sem consulta-las pessoalmente. É preciso saber se elas já tinham algum antecedente. Uma solução para regularizar os hormônios é retirar todos os estresses a que elas estão submetidas. Quando tirar, a menstruação é regularizada". Fernando, no entanto, explica que, se o problema for mesmo uma amenorreia causada por estresse, não é grave. "É preocupante, porém, quando a mulher sangra sem parar. Neste caso é necessário tomar providências rapidamente".
 
Fernando aproveitou também para fazer um alerta. "Não sei se alguma das meninas já fez uso de anabolizantes. Isso pode piorar a situação e também pode interferir no ciclo normal das mulheres". 
 
Antes de entrar na casa, todas as mulheres são submetidas a exames, entre eles o de gravidez. Desta forma, a produção do "BBB" evita selecionar uma mulher grávida para o confinamento. É provável que Amanda não esteja grávida. Em entrevista ao UOL, seu irmão Diego, negou a hipótese. "Eu acho que a menstruação dela esteja desregulada por causa dessa pressão emocional que ela foi submetida", pontuou. "Não acho que ela esteja grávida, não".  
 
Para evitar gravidez indesejada, a produção do programa também disponibiliza para os participantes preservativos, inclusive femininos, além de anticoncepcionais. O médico não recomenda a participação de uma grávida no "BBB". "Caso se constate uma gravidez, a participante deveria sair do programa. Algumas poderiam até suportar a situação, depende de paciente para paciente. Mas não é recomendável". 
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos