Valdirene, "a inteligência pura", deixa discípulos no "BBB14"

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Crítico do UOL
  • Reprodução/TV Globo

    Ao passar pelo "BBB14", Valdirene chamou Marcelo de 'Palhaço', apelido de seu namorado na novela

    Ao passar pelo "BBB14", Valdirene chamou Marcelo de 'Palhaço', apelido de seu namorado na novela

A passagem da atriz Tatá Werneck pelo "BBB14", na pele da personagem Valdirene, de "Amor à Vida", parece ter deixado sequelas em alguns participantes.  Para quem não se lembra, Valdirene ouviu a novela inteira sua mãe, Márcia (Elizabeth Savalla), chamá-la de  "inteligência pura" por conta da série de burradas que fez ou disse ao longo da trama.

Como chamar esta insistência dos "brothers" em mandar Vanessa ao paredão? Inteligência pura. Não sei o que vai acontecer na terça-feira (11), mas o fato de ela ter sobrevivido a duas votações recomendava aos participantes escolher outra vítima esta semana. 
 
Pela terceira vez seguida, Vanessa foi colocada na fogueira. Desta vez com cinco votos, mais o voto de minerva do líder Marcelo. A história do programa mostra que este tipo de situação tende a fortalecer a vítima. Por isso, me lembrei de Valdirene ao assistir a votação deste domingo. Marcia, certamente, repetiria o bordão se visse a filha votando em Vanessa três vezes seguidas.
 
Responsável por definir o líder da semana, a prova de conhecimentos gerais, na quinta-feira (06), foi outro momento sob inspiração da personagem de Tatá Werneck. Impressionante a falta de noções básicas dos participantes nos mais variados campos. O silêncio de Letícia e Slim diante da pergunta sobre o nome do autor de "Dom Casmurro" (Machado de Assis) foi o ponto culminante do constrangimento. 
 
Por fim, eu diria que Valdirene também inspirou o excesso de confiança de Junior. Ao ser indicado ao paredão por Marcelo, sua reação foi: "Seria muita pretensão da minha parte achar que eu ia chegar na final do programa sem passar por isso." Difícil imaginar que tamanha pretensão seja bem vista pelo público.
 
Para não ser injusto com tantos alunos aplicados, em um outro texto falarei de outros discípulos de Valdirene no "BBB14".

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos