Após polêmica, direção do "BBB13" anuncia revisão na prova do líder
Do UOL, em São Paulo
-
Reprodução / Globo
Cronômetro de Kamilla marcou 1,88 antes de cravar 1,4
A direção do "BBB13" anunciou na tarde desta sexta-feira (1º) que a prova do líder de quinta, que deu a liderança a Kamilla, "está sendo analisada para verificar um possível erro na cronometragem". No programa desta noite, Pedro Bial irá anunciar, ao vivo, a conclusão do exame e seus eventuais desdobramentos, segundo nota publicada no site oficial do reality.
- 6410
- http://televisao.uol.com.br/bbb/bbb13/enquetes/2013/03/01/voce-acha-que-a-prova-do-lider-deve-ser-anulada-em-funcao-de-erro-no-cronometro.js
Após a prova, telespectadores do "BBB13" usaram a internet para colocar em dúvida o resultado. Antes de cravar o tempo de 1,4 divulgado pela produção, é possível ver, em vídeo disponibilizado no site oficial do programa, o cronômetro marcar 1,88 e passar para 1,135 até chegar a 1,4.
Com mais de 1,88 segundo, Kamilla ficaria atrás de Fani e Natália, que fizeram a prova em 1,408, e de Nasser, que completou a tarefa em 1,65, segundo os dados da produção.
Alguns internautas argumentaram que o cronômetro não teria voltado, mas deixado de mostrar uma casa decimal, marcando 1,88 quando seria 1,088.
Eles levantaram também a suspeita de que o tempo correto de Nasser seria 1,065, o que daria a liderança ao gaúcho.
Outros dizem ainda que o cronômetro de Nasser demorou a parar, o que teria prejudicado o participante. Segundo essa versão, ele passa pelo sensor da televisão antes mesmo de 1 segundo.
No vídeo da prova de Nasser, porém, é possível ver que ele pisa no colchão antes de deslizar, o que poderia desclassificá-lo.
Quem programou nao contou as casas decimais, por isso da K foi de 1,88 p/ 1,400. O 1,88 era pra ser 1,088 #BBB #BBB13
— Denise Tavares (@denisetav) 1 de março de 2013
Farsa BBB13 Kamilla perde para Nasser a prova do Líder (olhe o tempo em ...: youtu.be/u2bvbNT60Povia @youtube nojo @boninho
— simone (@simonert) 1 de março de 2013
Gente, a produção do #BBB roubou na cara dura nessa prova do líder! Olha só como o cronometro do Nasser é modificado globotv.globo.com/rede-globo/big…
— eualber henrique (@eualber) 1 de março de 2013
o temp do Nasser realmente foi de 1.065 seg , só q com o pé esquerdo ele pega um leve impulso no colchão = eliminado = Kamilla lider #bbb13
— Elton Marques (@_Elton_Marques) 1 de março de 2013
Em sua página no Facebook, a patrocinadora da prova, a Panasonic Brasil, afirmou que os cronômetros utilizados na prova não foram fornecidos pela marca e que entrou em contato com a produção do "BBB13" para averiguar possíveis falhas. Eles se manifestaram após receberam diversas críticas de internautas sobre a validade da disputa.
A prova
A tarefa exigia explosão e rapidez. Cada brother deveria pegar impulso em uma plataforma e se jogar em um colchão para deslizar até cruzar a tela de uma televisão gigante. Sensores marcavam o tempo no começo e no fim do colchão.
Para a realização da prova, os participantes tiveram de vestir um macacão especial. A ordem de participação foi definida por ordem alfabética, começando por Anamara. Na primeira tentativa, ela pisou no meio do colchão, o que era proibido. Por não ter sido avisada, a baiana ganhou mais uma chance. Na segunda tentativa, a sister deslizou em 2,276 segundos.
Andressa completou a tarefa em 3,46 segundos. Por sua vez, Fani fez em 1,408 segundo. Já Kamilla conseguiu ser mais rápida que Fani e realizou o circuito em apenas 1,4 segundo. Único homem a participar da prova, Nasser cumpriu a prova em 1,65 segundo.
Pela ordem alfabética, Natália foi a última a realizar a prova e levou 1,408 segundo, exatamente o mesmo tempo de Fani.
De fora da prova
Fernanda, Marcello e André ficaram de fora da prova desta quinta-feira. Na noite de quarta, Fani, dona do poder do "não", teve de vetar quatro pessoas e escolheu Nasser, Marcello, Andressa e Fernanda. Eles então tiveram de participar de uma prova para definir quem sairia do veto. A paranaense venceu a disputa e escolheu o gaúcho, seu affair no reality show, para voltar à luta pela liderança.