Relembre as polêmicas e reviravoltas causadas pelo poder da chave em "A Fazenda 5"

Do UOL, em São Paulo

Novidade inserida na quinta temporada de “A Fazenda”, o poder da chave, cuja última prova aconteceu neste domingo (19), foi um importante elemento na condução do reality show e responsável por provocar reviravoltas nas votações.

  • 3787
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/a-fazenda/5/enquetes/2012/08/17/qual-deve-ser-o-poder-supremo-da-chave-ouro.js

Por 11 vezes nesta edição, as provas da chave - realizadas aos domingos - garantiram aos vencedores um poder secreto na votação e o direito de nomear colegas para ficaram excluídos no celeiro.

Também introduzido na quinta temporada, o local foi criado como um castigo e rendeu várias discussões entre os confinados.

Entre os 11 poderes da chave distribuídos aos participantes, houve prêmios em dinheiro, um carro, imunidade, poder de indicação e até a responsabilidade de decidir se um participante novo deveria ou não substituir Gretchen, que desistira do programa.

A maior polêmica envolvendo o poder da chave aconteceu quando o baú secreto foi conquistado por Rodrigo Capella na quinta semana do programa.

Ao abrir a arca durante a votação, Capella revelou que as quatro peoas que estavam no celeiro (Viviane Araújo, Nicole Bahls, Ângela Bismarchi e Gretchen) estavam imunes.

A novidade levantou questionamentos sobre a transparência do programa, já que o poder, naquela semana, beneficiou justamente as duas candidatas mais ameaçadas de receberem votos para a roça. Na época, Nicole e Gretchen eram as participantes que mais rendiam brigas e momentos divertidos.

Uma enquete produzida pelo UOL Televisão, mostrou que a maioria dos internautas desconfiava que a Record usava o poder para manipular o andamento do jogo.

O questionamento sobre a possível manipulação do poder também foi feito pelos próprios participantes. Nicole, Vavá e Penélope admitiram suas suspeitas durante uma conversa no reality show, mas terminaram afirmando confiarem plenamente no programa.

A poucos dias do encerramento de “A Fazenda 5”, o poder da chave roubou a cena novamente no último domingo. Após a vitória de Viviane Araújo, os participantes ouviram vozes vindas de dentro da arca e passaram a suspeitar que um rádio havia sido esquecido dentro do baú pela produção da atração, o que ainda não foi confirmado.

Com cinco vitórias, Felipe Folgosi foi quem mais ganhou o poder da chave em “A Fazenda 5”. Viviane Araújo venceu duas vezes e Vavá, Rodrigo Capella, Penélope Nova e Simone Sampaio ganharam uma vez cada um.

UOL Cursos Online

Todos os cursos