Mirando "Gabriela", "A Fazenda 5" terá quatro programas ao vivo durante a semana
Natalia Guaratto
Do UOL, em São Paulo
-
Divulgação
Britto Jr. em foto nos bastidores de "A Fazenda 5"
A quinta edição de "A Fazenda", que estreia no próximo dia 29 de maio, terá quatro programas ao vivo por semana, um a mais do que tiveram as outras três edições do reality da Record.
O anúncio foi feito pelo apresentador Britto Jr. e pelo diretor Rodrigo Carelli nesta segunda-feira (21), em evento realizado para a imprensa na fazenda onde os 16 participantes serão confinados, em Itú, interior de São Paulo.
Satisfeito com a audiência de "A Fazenda 4", Carelli afirmou estar confiante em disputar espectadores com "Gabriela", remake da Globo que estreia em 19 de junho. “Concorremos com uma novela da Globo ano passado e, na nossa visão, incomodamos. Espero que a gente consiga incomodar ‘Gabriela’ também", disse o diretor.
Sem revelar muitos detalhes, Britto Jr. e Carelli anteciparam que a "mecânica do programa vai mudar bastante" nesta quinta temporada. A dupla deu dicas sobre os participantes escolhidos. “A maioria é do eixo Rio-São Paulo, mas temos dois que moram no nordeste. Temos alguém com uma profissão inédita e menos atores e contratados da Record. Também não teremos ex-participantes”, antecipou o diretor.
Segundo ele, o processo de seleção durou cinco meses. "Não convidamos mais ninguém de cara como fizemos na primeira e na segunda edição. Sondamos uma lista enorme de pessoas. Queremos conhecer o artista e queremos que ele conheça o programa também", explicou.
Os candidatos a "peões" também são entrevistados em suas casas e, na última etapa, fazem exames médicos e psicológicos. "Nunca tivemos um caso de participante reprovado, mas pode acontecer", afirmou o diretor.
Carelli deu como certa a participação de artistas não conhecidos do público. "É importante ter gente de diferentes níveis de fama. Às vezes a gente tem a opção de colocar alguém super famoso, mas opta por um menos conhecido porque ele tem a personalidade que queremos ter no programa".
É importante ter gente de diferentes níveis de fama.
Rodrigo Carelli, diretor-geral de "A Fazenda", sobre a escolha do elencoBritto garante não ter opinado na escolha do elenco. "Eu gostei. Tem pessoas hiper famosas e tem alguns não tão famosos assim", disse. O apresentador afirmou torcer para que o confinamento gere conflitos e romances entre os participantes. Os 16 peões serão confinados entre sexta (25) e domingo (27) em quatro hotéis diferentes e só se conhecerão na estreia.
Apesar das promessas de Carelli e Britto de "surpreender" os espectadores nesta quinta temporada, a estrutura de "A Fazenda" não sofreu grandes modificações. A parte interna da casa teve mudanças de decoração e o acréscimo de oito câmeras, totalizando 50, para captar as imagens na casa. Para impulsionar conflitos entre os moradores, a quantidade de camas será menor que a de participantes.
Animais
Em relação aos animais, que atualmente são 32, a única mudança é que a lhama adquirida pelo programa na quarta edição do programa teve um filhote. "Não teremos nenhuma espécie nova porque esgotamos a possibilidade depois das lhamas. Depois disso só tem animais silvestres e nós não somos permitidos a colocá-los no programa", disse Carelli.
As regras para o trato com os bichos, que não estavam claras no manual distribuído aos participantes, foram intensificadas. Segundo Carelli, a atenção para a relação com os animais ganhou destaque após um episódio de "A Fazenda 4", em que o ator Thiago Gagliasso revelou que dava tapas nas cabras. "Não o expulsamos porque não tinha regra para isso. Agora tem, inclusive para agressões verbais aos bichos", completou o diretor.
As punições gerais também foram intensificadas, revelando preocupação do diretor com escândalos como a expulsão da lutadora Duda Yankovich por agressão em "A Fazenda 4" e a supeita de estupro no "BBB12". "A nova regra diz que se o participante levar três punições seguidas por uma mesma infração grave, ele será expulso", explicou.