Vazam episódios da nova temporada de "Game of Thrones"

Do UOL, em São Paulo

A poucas horas da estreia da quinta temporada de "Game of Thrones", que acontece neste domingo (12), os quatro primeiros episódios da esperada nova parte da série vazaram. Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, os episódios foram disponibilizados em vários sites de torrent – método que permite o download de arquivos.

De acordo com a revista "Variety", a legitimidade dos episódios foi confirmada pela empresa Excipio, uma consultoria especializada em pirataria que também informou que pelo menos 550 mil pessoas baixaram os episódios vazados.

Em vários comentários feitos em sites de torrent e nas redes sociais, usuários comemoraram o vazamento dos episódios e confirmaram que os arquivos estavam funcionando. Outros, porém, lamentaram o fato de que vários spoilers serão divulgados.

Segundo o site Mashable, os quatro episódios parecem ter vindo de cópias disponibilizadas para a imprensa. Eles têm a marca d'água borrada e estão em uma qualidade de 480p, o equivalente ao padrão médio da TV. Geralmente, porém, a HBO exibe a série em uma qualidade maior, de 720p ou 1080p.  

O vazamento acontece apenas uma semana após o produtor encarregado da pós-produção de "Game of Thrones", Greg Spence ter falado sobre a probabilidade de os episódios da série serem divulgados ilegalmente na internet. Em entrevista ao jornal "Denver Post", ele afirmou: "O elenco está passeando pelo mundo, enviando arquivos para lá e para cá. Há artistas trabalhando em efeitos especiais no mundo inteiro. Os arquivos estão com marca d'água, e os editores têm de confirmar por escrito que os deletaram".

No último sábado, o site da revista "Times" informou que  a série da HBO é a mais pirateada do mundo e que o Brasil é o campeão mundial da pirataria de "Game of Thrones", com 1 milhão de downloads no período entre 5 de fevereiro e 6 de abril deste ano.

A quinta temporada da série já havia sofrido com o vazamento de seu trailer, filmado por espectadores que foram aos cinemas para assistir aos episódios da quarta temporada.

Em um comunicado divulgado neste domingo, a HBO diz que trabalha para identificar o responsável pelo vazamento.

Veja abaixo como alguns fãs brasileiros reagiram ao caso:

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos