Tortura? Ator que faz Greyjoy em "Game of Thrones" revela seu maior medo

Ana Maria Bahiana

Do UOL, em Los Anageles

  • Reprodução/Getty Images

    Alfie Allen é Theon Greyjoy em "Game of Thrones"

    Alfie Allen é Theon Greyjoy em "Game of Thrones"

Torturas medonhas? Humilhações cruéis? Solidão e abandono? Alfie Allen, o infeliz Theon Greyjoy/Reek de "Game of Thrones" não tem medo de nada disso. Seu único pavor na série é morrer. "Eu não li os livros. Nem quero ler. Não me diga que você leu? Eu morro?", ele diz, rindo mas também um pouco sério. " Todo começo de temporada eu pergunto a Dan e David [produtores executivos] se vou morrer. Um dia, eles me mandaram um roteiro falso, do episódio em que Bran foge de Winterfell, e Theon leva uma pancada na cabeça. Eles me deram um roteiro no qual Bran, antes de fugir, me apunhala no coração e diz, 'este é MEU Winterfell, não seu'. Fiquei doido! Mas aí eu me lembrei que Dan e David são dois gozadores que adoram pregar peças na gente."

Reprodução
Theon Greyjoy (Alfie Allen) é torturado por Ramsay Snow (Iwan Rheon)
A questão das torturas, que transformaram o petulante Theon no fantasmagórico Reek, é um capítulo a parte para Alfie. "Fisicamente elas foram muito difíceis. Psicologicamente você se vê num lugar muito, muito sombrio e como as cenas eram longas e muitas, toda essa parte do meu papel foi emocionalmente exaustiva. O que ajudou foi manter o clima o mais leve possível, quando não estávamos filmando. Entre as tomadas, tudo era super leve e jovial, por incrível que possa parecer. Iwan [Rheon, o ator que faz o papel de Ramsay Snow, o torturador de Theon] é um grande amigo meu – tem gente que não acredita que isso seja possível, mas somos amigos de muito, muito tempo. Isso ajudou demais. Brincávamos o tempo todo quando não estávamos filmando. O fato das pessoas não conseguirem imaginar que somos amigos é uma prova da qualidade da série e, espero, do trabalho que nós dois estamos fazendo."

Nesta quinta temporada, Theon/Reek está de volta a Winterfell como parte da entourage da família Bolton, os novos Senhores do Norte. "Esta temporada tem uma recorrente: caminhos se cruzam, as narrativas se sobrepõem, o mundo todo da série, que estava espalhado e com histórias que pareciam isoladas, fica mais junto. Vai ser muito bom para os fãs", Allen adianta.

Getty Images
Lily Allen e Alfie, que é apenas um ano mais novo que a cantora
Irmão da popstar Lily Allen (e inspirador de sua canção "Alfie"), Allen tem um truque para se transformar em Theon/Reek: a canção "The Loneliness of the Tower Crane Driver", do Elbow. "Desde a primeira temporada eu ouço esta canção para compreender melhor quem Theon é, a imensa solidão e sensação de isolamento que ele deve sentir. Desde o começo eu pensei que Theon é uma pessoa que nunca teve controle sobre seu próprio destino. Esta canção cria essa imagem para mim."
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos