HBO trabalha para identificar culpado pelo vazamento de "Game of Thrones"

De Wahington

Após o vazamento de quatro episódios da aguardada quinta temporada da série "Game of Thrones", o canal HBO divulgou em um comunicado que está trabalhando para averiguar quem é o responsável. Segundo foi noticiado nos EUA, é provável que o vazamento tenha ocorrido por meio dos episódios enviados à imprensa por ocasião da estreia.

"Infelizmente, parece que os quatro episódios da próxima temporada de 'Game of Thrones' foram vazados por um grupo de pessoas aprovadas pela HBO para recebê-los", diz o comunicado. "Estamos trabalhando ativamente para avaliar como aconteceu este descumprimento", acrescentou a emissora.

Para tentar evitar que os episódios fossem pirateados, a emissora permitiu que a quinta temporada estreasse em 170 países de maneira simultânea. Mas o vazamento de quatro episódios mostrou, mais uma vez, que é muito difícil se antecipar aos "piratas".

Os primeiros quatro episódios da quinta temporada de "Game of Thrones" vazaram na internet um dia antes de sua esperada estreia oficial, na noite deste domingo (12). Segundo o site The Hollywood Reporter, foram realizados mais de 100.000 downloads só nas primeiras três horas após o vazamento.

Os episódios apareceram pela primeira vez em um fórum de downloads privado neste sábado, mas logo se multiplicaram por outras páginas piratas como The Pirate Bay e KickassTorrents, a poucas horas da estreia mundial.

Luta pelo trono de ferro

Inspirada nos livros da série "As Crônicas de Gelo e Fogo", do americano George R.R. Martin, a saga conta a luta sem trégua entre várias famílias para conquistar "os Sete Reinos" de continentes imaginários em uma época indeterminada, mas muito parecida à Idade Média.

A multidão de personagens que se odeiam, se amam e brigam entre si abrange princesas, eunucos, dragões e até zumbis, além de sexo, violência e morte, muita morte.

"Histórias que nunca tinham se sobreposto, agora vão se sobrepor. Há muitos mundos novos a explorar, isto será cada vez maior", promete David Benioff, co-roteirista ao lado de Dan Weiss, no site oficial da série.

Os heróis das famílias Stark, Lannister, Baratheon e Targaryen retomam, então, na quinta temporada sua marcha pela conquista do Trono de Ferro.

"Durante quatro temporadas, todos estes personagens estiveram separados geograficamente", disse David Benioff à revista Rolling Stone.

"Agora suas histórias começarão a se juntar. Serão uma grande temporada de encontro Leste-Oeste", concluiu.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos