"Thrones" é a série mais baixada do ano e Brasil lidera downloads ilegais
Do UOL, em São Paulo
Prestes a estrear a sua quinta temporada neste domingo (12), a série "Game of Thrones", do canal HBO, teve uma explosão de downloads ilegais nos últimos meses. E o Brasil é, de longe, o campeão entre os países que mais baixam o programa em todo o mundo, informa o site da revista "Times".
A empresa antipirataria Irdeto divulgou que os episódios da série foram baixados ilegalmente mais de 7 milhões de vezes, no mundo inteiro, entre 5 de fevereiro e 6 de abril deste ano.
Só no Brasil, foram quase 1 milhão de downloads da série inspirada nos livros de George R. R. Martin. A França vem em segundo lugar, seguida bem de perto pelos Estados Unidos, com cerca de 464 mil downloads.
Série mais baixada do ano
O download ilegal de episódios de "Game of Thrones" aumentou 45% em relação ao mesmo período de 2014. Nos mesmos três meses do ano passado, os episódios foram baixados 4,9 milhões de vezes.
Com esses números, "Game of Thrones" pode facilmente ser considerada a série de TV mais pirateada neste ano, até o momento, batendo "The Walking Dead" (5,7 milhões de downloads ilegais), "Breaking Bad" (3,8 milhões), "Vikings" (3,4 milhões) e "House of Cards" (2,7 milhões).
"A pirataria é uma onda que não pode ser controlada, somente manipulada. Há uma cultura do 'livre' em que muitas pessoas acreditam que é aceitável piratear esses programas de TV se elas não têm acesso a eles através de meios legais", disse Rory O'Connor, vice-presidente de serviços da Irdeto.
Veja também
- Assim como Jon Snow, ator de "Game of Thrones" tem paixão por ruivas
- Ator de "Game of Thrones" diz que cena não era para "trivializar o estupro"
-
- Ator de "Game of Thrones" diz que cena não era para "trivializar o estupro"
- Tortura? Ator que faz Greyjoy em "Game of Thrones" revela seu maior medo
- Autor de "Game of Thrones" desenvolve projeto de nova série na HBO
- Jimmy Fallon apresenta paródia musical com cenas de "Game of Thrones"