Arya de "Game of Thrones" muda em nova fase, e atriz teme reação dos fãs

Ana Maria Bahiana

Do UOL, em Los Angeles

  • Reprodução

    À esq., Arya Stark (Maisie Williams) na temporada de 2014 e à dir. ela na nova fase, de vestido. "Adorei a mudança", disse a atriz

    À esq., Arya Stark (Maisie Williams) na temporada de 2014 e à dir. ela na nova fase, de vestido. "Adorei a mudança", disse a atriz

Arya Stark foi o primeiro papel da vida de Maisie Williams. Cinco anos atrás, quando tinha apenas 13 anos, Maisie sonhava ser bailarina, não atriz – mas, por sugestão da mãe, compareceu aos testes de elenco para o que viria a ser "Game of Thrones", a série campeã da HBO cuja quinta temporada estreia domingo dia 12.  Agora, como uma profissional experiente, Maisie fez pesquisa para se preparar para viver sua personagem nesta temporada. "É uma pessoa muito diferente da Arya que interpretei no meu teste. Revi as temporadas anteriores e cheguei a me assustar. Ela era uma moleca brincalhona, durona, depois virou uma menina cheia de ódio, ainda mais dura, e muito forte. Agora ela não precisa mais do seu ódio, da sua agressividade, está crescendo, amadurecendo, aprendendo a usar tudo o que viveu.  Ela está cercada de pessoas novas, diferentes, confia mais nas pessoas e nela mesma, explorando novos aspectos de sua personalidade. E usando vestidos! Adorei essa mudança."

A maturidade de Arya delicia, mas também preocupa Maisie – ela confessa que "os fãs são uma das melhores coisas deste trabalho", e teme que eles não apreciem a "nova Arya". " Eu sempre senti que tinha uma espécie de rede de segurança no apoio dos fãs, que adoram o lado despachado de Arya. Mas agora a força dela é interior, e ela parece até menos forte… Faz parte da evolução dela. Quero ver como as pessoas vão reagir, agora que ela está tão diferente."

Getty Images
Maisie Williams no tapete vermelho do Festival de Cinema de Berlim, em fevereiro: "minha mãe escolhe minhas roupas"
Os cinco anos de vida profissional de Maisie foram um aprendizado também para a jovem atriz. A primeira coisa que ela aprendeu foi que nem todos os papéis femininos são tão interessantes quanto Arya Stark. "Eu ficava confusa nas minhas primeiras entrevistas quando as pessoas me perguntavam – 'você não se sente muito sortuda interpretando um papel tão complexo, tão bem escrito?'. Eu pensava: mas não são todos assim? De meninas? De mulheres? E vi que, infelizmente, não é verdade – quando começaram a me oferecer outros papéis eu percebi bem a diferença."

Ela aprendeu também a andar no tapete vermelho –"minha mãe escolhe minhas roupas, é sempre divertido, mas cansativo também. É bom quando tem os fãs, adoro posar com eles. E gosto de ver Nikolaj (Coster-Waldau, que interpreta Jaime Lannister) de terno. Tão elegante!" –e a administrar uma agenda sempre cheia. "Recebo tantos convites, até para desfiles de moda! Mas o que eu realmente gosto de fazer é dar um tempo com meus amigos. Ficar sem planos com eles, sem câmeras, sem pessoas me julgando… Acho muito importante manter os pés no chão."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos