Assim como Jon Snow, ator de "Game of Thrones" tem paixão por ruivas

Ana Maria Bahiana

Do UOL, em Los Angeles

  • Getty Images

    Kit Harington, que se diz tão introvertido quanto seu personagem, Jon Snow

    Kit Harington, que se diz tão introvertido quanto seu personagem, Jon Snow

"Adoro as ruivas. Adoro. São maravilhosas", diz Kit Harington, o heroico Jon Snow de "Game of Thrones". Fãs da série têm toda razão em se deliciar com essa preferência: o grande (e trágico) amor de Jon Snow, tanto nos livros quanto na TV, foi a destemida e muito ruiva guerreira Ygritte (Rose Leslie).

E já no primeiro episódio desta quinta temporada --com estreia mundial dia 12 de abril-  ele tem um encontro importante com outra ruiva, a terrível Melisandre (Carice Van Houten), sacerdotisa do Senhor da Luz, agora instalada em Castle Black como parte da corte de Stannis Baratheon (Stephen Dillane). "É uma cena sensacional, apenas cinco frases, mas tanta coisa acontece", diz Karington, entusiasmado. "Quando eu li a cena, no roteiro, minha primeira reação foi rir – porque é claro que Jon Snow tinha que encarar outra ruiva. Ele acabou de passar por uma experiência e tanto com uma ruiva e… lá vem outra! Acho que Jon Snow tem mesmo uma queda por ruivas, ele tem um tipo muito claro que o atrai. Quem sabe algo a ver com sua mãe, porque ele tem problemas sérios com relação à figura materna… Vai ver que a mãe dele era ruiva."

Reprodução
Kit Harington e Rose Leslie em "Game of Thrones": romance que saiu das telas
A paixão pelas ruivas – Kit namorou Rose Leslie durante um bom tempo – não é o único ponto em comum com Jon Snow. "Somos dois sujeitos introvertidos. Preferimos ficar sozinhos, num canto. Não somos do tipo alegria de festa, super sociáveis. Se Jon Snow fosse a uma festa acho que ficaria como eu, num canto, só olhando. Não me sinto tão isolado como ele, tenho uma família maravilhosa, que sempre me apoiou (sua mãe, Deborah Catesby, é professora de dramaturgia; seu pai, David Harington, de família nobre, é livreiro). Mas, como ele, tenho dificuldades de me encaixar, não gosto de falar em público. E sou um romântico incurável que realmente acredita no amor."

Na visão de Kit, a quinta temporada é o auge de uma jornada que seu personagem vem fazendo desde o começo da série: "Sempre senti que Jon tinha um papel importante na história. Ele vem sendo preparado para isso desde o começo – e não é apenas o treinamento, o aprendizado da liderança, mas também todas as perdas, todos os traumas que ele enfrentou. Ter que matar uma pessoa a sangue frio. Enfrentar coisas misteriosas e terríveis. A perda de pessoas de sua família. Ele encarou tudo, e seu diálogo interior mudou, está mais frio, mais duro. Ele está pronto para liderar – e isso parece ser sua vocação, desde que nasceu."

Kit vive sendo perguntado sobre as diferentes teorias a respeito das origens de Jon Snow. Mas para ele isso não faz diferença. " Já tive minha fase de elaborar teorias e encher David e Dan [criadores e produtores executivos da série] de perguntas. Mas isso não estava me ajudando em nada a compreender o personagem. Para o meu trabalho, o que importa é que Ned Stark é o pai dele, e ele não sabe quem é sua mãe. E que Ned ia lhe contar tudo quando voltasse de King's Landing… e jamais voltou."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos