Declarações polêmicas de Cássio no "BBB14" preocupam família do brother

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

Um dos participantes mais excêntricos e falastrões do "BBB14", o gaúcho Cássio virou assunto nas redes sociais nesta sexta-feira (17) por causa de um comentário polêmico que o brother fez para a personagem Valdirene e outros colegas durante a primeira festa do reality show, na madrugada de quinta. 

Foi uma brincadeira idiota! Sem noção. Todo mundo ali na rodinha falando besteiras com a Valdirene e o Cássio fala aquela bobagem, que parecia ser uma parada séria

Henrique Lannes, irmão de Cássio

O estudante de Publicidade disse que teria mantido relações sexuais com uma afrodescendente e que pensou ser ela capaz de aguentar o seu avantajado órgão reprodutor masculino, já que estava acostumada a se relacionar com os afrodescendentes. Diante dos risos dos confinados, ele ainda revelou que por causa da sua performance responde por um processo criminal que quase o tirou do programa. Os BBBs podem não ter o levado a serio, mas os internautas não perdoaram. Além de outros predicados nada agradáveis, Cássio está sendo acusado de preconceito racial.

"Foi uma brincadeira idiota! Sem noção. Todo mundo ali na rodinha falando besteiras com a Valdirene e o Cássio fala aquela bobagem, que parecia ser uma parada séria. Deu raiva, mas ele é assim. Bobalhão", disse o irmão mais novo do brother Henrique Lannes, que ainda revelou a indignação da família. "Estamos com a televisão ligada 24 horas e nós ficamos preocupados e também com raiva dessas pérolas que de vez em quando ele solta no programa". 

A preocupação da família de Cássio faz sentido. O artigo 1º, da lei 7.716, de 5 de janeiro de 1989, afirma que todos os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional serão punidos. E mesmo que o fato narrado por Cássio não tenha ocorrido e que tudo não passe de uma "brincadeira", o brother pode ser acusado de incitação ao crime conforme o artigo 20 da mesma lei: "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional" com uma pena de reclusão de um a três anos e também uma multa.
 
"Cássio é meio sem noção. Fico até preocupada porque sei que a ficha ainda não caiu e ele nem sonha com a dimensão e a repercussão de tudo que ele faz na casa. Uma besteira pode tomar grandes proporções e ele se dar muito mal aqui fora", admitiu a amiga Brida Oliveira, que desconhece qualquer processo criminal contra o Cássio. "Tenho certeza que ele não está com nenhum problema na justiça. Foi uma brincadeira infeliz", acrescentou outra amiga Mahysa Camargo.
 
Declaração Dhomini levou a investigação e eliminação
No "BBB13", uma declaração de Dhomini virou alvo de investigação policial e resultou na sua eliminação precoce do programa. Campeão do "BBB3", ele logo liderou as pesquisas como favorito ao prêmio – e poderia se tornar o primeiro bicampeão.
 
Na segunda semana, porém, causou polêmica ao dizer que já havia arrancado os dentes de um cachorro com um machado. A frase repercutiu negativamente nas redes sociais e a polícia de Goiás chegou a abrir um inquérito para apurar o caso.
 
Poucos dias após dizer a frase, o brother foi para o paredão com Anamara e deixou a casa com 54% dos votos. Em entrevista após deixar o programa, ele se disse surpreso com a repercussão da história: "Não acredito que perdi essa p**** por causa dessa história".
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos