Verdades Secretas

Atores de "Verdades Secretas" não usam dublês de corpo nas cenas de sexo

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/TV Globo

    Rodrigo Lombardi com Alessandra Ambrósio e Camila Queiroz em "Verdades Secretas"

    Rodrigo Lombardi com Alessandra Ambrósio e Camila Queiroz em "Verdades Secretas"

Com imagens dos bumbuns de Rodrigo Lombardi (Alex), Alessandra Ambrósio (Samia), Camila Queiroz (Arlete/Angel), além dos seios de Grazi Massafera (Larissa), "Verdades Secretas" tem movimentado as redes sociais e levantou um questionamento: Será que são usados dublês nos episódios de nudez, assim como no seriado "Game of Thrones"?

Em uma sequência de seis minutos do episódio que encerrou a quinta temporada da série, a atriz Lena Headey contou à revista "EW" que usou uma dublê de corpo quando a rainha Cersei Lannister é obrigada a caminhar nua por uma multidão de cidadãos revoltados. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Globo garante que não tem utilizado esse tipo profissional nas cenas quentes.

No entanto, a emissora contratou o preparador de elenco Sérgio Penna para ajudar os atores a se ambientaram com o submundo da moda, pano de fundo da história que aborda temas como a prostituição de luxo e o vício das drogas, e claro, prepará-los para situações mais íntimas. Para o profissional, mais importante que simular cenas de nudez ou violência, o ator precisa encontrar um motivo para estar ali e encenar essas passagens. "Ninguém está lá fazendo sexo de verdade ou matando de verdade. O sexo fica natural a partir do momento que o ator entende a naturalidade de seu personagem", explica.

De acordo com Penna, no caso de Samia, Angel e Larissa existem algumas motivações por trás dos momentos íntimos de cada uma e nos episódios ficam evidentes os sentimentos de tédio, de ambição pelo dinheiro e a paixão. Além do que, é necessário um cuidado da direção em deixar no set de gravação somente pessoas que realmente precisam estar ali.

"Nesse tipo de cena há uma preservação pessoal de cada um, coloca-se uma música para criar um clima, como na própria vida. Ninguém sai tirando a roupa na rua e fazendo sexo por aí, é necessário um aquecimento. Isso acontece no momento de preparação, e sempre no devido respeito. Existe uma questão ética de cada pessoa envolvida", comenta Penna, que acompanhou a gravação do primeiro episódio novela, em que os personagens de Alessandra Ambrósio e Rodrigo Lombardi transam.

Na hora do 'corta', ele deu um abraço, colocou o roupão e falou: 'Vamos tomar um suco de laranja'. Sair da cena é tão importante quanto chegar. Sérgio Penna, preparador de elenco, sobre Rodrigo Lombardi na cena que Alex transa com Angel (Camila Queiroz)

Imersa desde dezembro nas aulas de Penna -- reconhecido por seus trabalhos ao lado do ator Rodrigo Santoro --, a intérprete de Angel revela que sentiu medo no início, mas depois percebeu que a nudez apenas ilustrava a trajetória da modelo inexperiente. "As cenas de sexo me assustavam no começo, quando eu não tinha ideia do que aconteceria com a personagem. Depois entendi que ela tem tanta história para contar, vários momentos que são tão mais decisivos. Me apeguei a isso", disse Camila, que está estreando como atriz.

Mas mais importante do que toda preparação técnica é o entrosamento dos artistas envolvidos, é preciso haver um "pacto". "O segredo da cena do Rodrigo com a Camila foi a compreensão deles, só por causa disso ela ficou à vontade. Mais experiente, o Rodrigo sabia que aquilo tudo era fake e em nenhum momento ele invadiu o território dela. Na hora do 'corta', ele deu um abraço, colocou o roupão e falou: 'Vamos tomar um suco de laranja'. Sair da cena é tão importante quanto chegar. Esse é o treino do ator. Ele tem que saber que é mentira, mas uma mentira tão bem contada que parece que é verdade", afirma Penna. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos