Além do "BBB", "Fazenda de Verão" lembra "No Limite" e "Ídolos"

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Crítico do UOL
  • Reprodução/Record

    Numa votação que lembrou "No Limite", Claudia e Bianca foram eleitas para disputar a primeira roça

    Numa votação que lembrou "No Limite", Claudia e Bianca foram eleitas para disputar a primeira roça

Uma semana depois da estreia, Rodrigo Faro ainda é a maior novidade da “Fazenda de Verão”. No mais, o novo reality da Record segue reciclando ideias de outros programas, como a própria “Fazenda”, o “BBB”, “No Limite” e “Ídolos”

O próprio apresentador ainda titubeia, buscando encontrar o seu jeito de encarar a tarefa. Se na estreia citou Britto Jr. (“chove em Itu”), nesta terça-feira (06), por exemplo, recorreu a um termo muito usado por Pedro Bial para se referir aos confinados. “Vocês são verdadeiros guerreiros”, disse sobre os candidatos recolhidos no celeiro.

A propósito, a ideia de deixar quatro candidatos separados numa área à parte, à espera do voto do público para entrar na casa principal, lembra um pouco a “casa de vidro” utilizada pelo BBB em mais de uma edição.

Os candidatos armaram na noite de terça o primeiro confronto da temporada. A vítima inicial foi escolhida pelo voto aberto de todos. A segunda, pelo voto secreto. Ao invés do confessionário, cada peão votou atrás de um biombo. Num ritual que lembrou votações do “No Limite”, escreviam o nome numa plaquinha, visível para Faro e o público.

Como ocorre em “Ídolos”, o público da “Fazenda de Verão” vai votar em quem quer que fique, não em quem deve sair da casa. É um voto “positivo” e não “negativo”, uma diferença sutil em relação à própria “Fazenda”.

Faro está tendo a oportunidade de interagir com os participantes e improvisar de uma forma bem maior que Britto Jr pode fazer na “Fazenda”. Mas segue repetindo frases feitas: “Realmente a emoção rolou aqui, na primeira votação”. Ou: “Como está a ansiedade de vocês, o coração de vocês?”

Num momento curioso, o apresentador foi interrompido pela voz que o orienta no ponto eletrônico no meio de sua performance. “Vou votar por afinidade”, disse o candidato Thyago. “Afinidade ou falta de afinidade?”, perguntou Faro. Na sequência, quando já chamava o próximo candidato para votar, não conseguiu disfarçar que foi lembrado de algo, parou e voltou a Thyago, pedindo para ele explicar melhor o seu voto.

Em seu melhor momento, Faro se divertiu e improvisou bastante quando um candidato esqueceu o nome da pessoa em quem queria votar.

Como na “Fazenda”, a Record insiste em chamar intervalo comercial na hora da votação, quebrando o clima do programa. Por alguma dificuldade técnica, o público ouviu barulho de vento saindo dos microfones dos candidatos enquanto eles falavam.

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos