Febre nos EUA, "How To Get Away With Murder" estreia no Brasil

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

O mundo jurídico não é estranho aos fãs de séries norte-americanas – que o digam o sucesso de "The Good Wife" e as várias versões de "Law & Order". Mas "How to Get Away With Murder", nova série da Sony que estreia nesta quinta-feira (5), tem uma grande diferença em relação às "primas": o fato de ser um thriller que mistura o mundo da leis com as circunstâncias em torno de um assassinato.

Com o título que se traduz para algo similar a "como se safar após matar alguém", a série gira em torno da advogada criminal e professora de direito Annalise Keating (Viola Davis), e de seu relacionamento com seus alunos. Paralelamente, é revelado que os jovens estão envolvidos em uma morte, mas não se sabe como – e é esse o grande mistério que impulsiona a trama.

Davis, duas vezes indicada ao Oscar, entrega uma interpretação intensa em "Murder" e torna sua personagem irresistível ao público mesmo que ela não seja nem de longe uma mocinha. Especialista na defesa de criminosos, Keatings é exigente com seus alunos e funcionários e não está muito interessada na justiça ou na ética de sua profissão – além de ter uma conduta duvidosa também na vida pessoal.

A ética, aliás, também passa longe de seus alunos: competitivos e ambiciosos, desde o primeiro dia de aula eles se dispõem a fazer qualquer coisa para cair nas graças da professora e conseguir um emprego em seu escritório (apesar de estarem apenas no primeiro ano de faculdade). Dentre eles, o mais simpático é Wes Gibbins (Alfred Enoch), rapaz atrapalhado que cai de paraquedas no curso e acaba descobrindo um segredo íntimo de Keatings.

Escrita por Pete Nowalk, protegido de Shonda Rhimes que trabalhou em "Scandal" e "Grey's Anatomy", "Murder" é cheia de reviravoltas e traz alguns exageros novelescos – e até inverossímeis - presentes no trabalho da autora. Mas assim como nas outras duas produções, a fórmula deu certo: nos Estados Unidos, sua estreia foi vista por nada menos do que 14,12 milhões de pessoas; e o último episódio da temporada, exibido no dia 26 de fevereiro,  teve uma audiência menor, com 8,99 milhões de espectadores, mas ainda garantiu um lugar de destaque no ranking. 

"How to Get Away With Murder" irá ao ar às 21h30, na Sony.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos