Diretor de "O Sexto Sentido" estreia série de suspense: "Um quebra-cabeça"

Giselle Almeida

Do UOL, no Rio

  • Giselle Almeida/UOL

    O cineasta M. Night Shyamalan estreia sua primeira série de TV

    O cineasta M. Night Shyamalan estreia sua primeira série de TV

Convites para uma série já haviam aparecido, mas M. Night Shyamalan resolveu esperar pela oportunidade perfeita para adentrar no universo televisivo, caminho que tem sido adotado por muitos cineastas na chamada "era de ouro da TV americana". O projeto certo na hora certa para o diretor de "O Sexto Sentido" foi o thriller "Wayward Pines", principal aposta da Fox em 2015, com estreia mundial marcada para 14 de maio, em 125 países, inclusive no Brasil.

"Estava esperando pelo material certo, e esse roteiro tem um mistério muito bem construído e humor. Quando li, pensei: 'Posso fazer isso, sei como contar essa história'. É um quebra-cabeça maravilhoso", explicou o diretor, durante visita ao Rio para participar do evento RioContentMarket, nesta quarta-feira (25).

Reprodução
Cartaz de "Wayward Pines"; thriller estreia em maio

Segundo ele, o nível atual das produções televisivas são um desafio para os cineastas. "Não posso falar pelo grupo, mas os diretores têm tido pouco espaço para contar histórias da sua forma. E a TV vem pedindo isso: quanto mais diferente, mais nós queremos. As pessoas falam do episódio no dia seguinte, ficam atraídas pelo personagem.  Seria muito difícil atingir todas as nuances de Walter White em 'Breaking Bad'", disse.

Outro atrativo foi a chance de criar algo num formato mais curto no intervalo entre um filme e outro - ele é um dos produtores executivos do programa, mas comanda o set apenas no primeiro episódio. "Levei três meses para dirigir o piloto, é um compromisso bem diferente dos dois anos que se leva para fazer um longa-metragem", afirma ele, que contratou outros diretores e participou ativamente de todo o processo, inclusive da escolha do elenco.

Thriller com elenco caprichado
Na trama, o agente do serviço secreto Ethan Burke (Matt Dillon) investiga o desaparecimento de dois colegas na cidade de Wayward Pines, em Idaho. Após sofrer um acidente de carro, ele logo percebe que os habitantes do lugar são bastante estranhos e que voltar para casa é uma tarefa mais complicada do que imaginava. Nomes como Juliette Lewis, Melissa Leo, Terrence Howard e Carla Gugino também estão no elenco.

AFP
Shannyn Sossamo (à esq.), Matt Dillon e Carla Gugino, do elenco de "Wayward Pines"

A atração é tratada por enquanto como série-evento - ou seja, se for bem de audiência e o canal autorizar, pode ganhar uma segunda temporada; caso contrário, é considerada uma minissérie. O cineasta, no entanto, anuncia que os telespectadores não vão ficar sem respostas após os dez episódios já produzidos.

"Vai ter um final conclusivo, mas que permite uma continuação. No futuro, vamos fazer essa decisão pelas razões certas. Não basta a Fox dizer: 'Vamos fazer outra', mesmo se nós pudermos. Precisamos de uma história. Sempre quis fazer uma sequência de 'Corpo Fechado', mas ainda não pensei na coisa certa. Meus filmes representam o que eu era naquele momento, o que eu estava lendo, assistindo. Não seria autêntico", justificou.

No cinema, a carreira de Shyamalan foi marcada pelo grande sucesso de "O Sexto Sentido" e outros filmes com boas doses de suspense como "Sinais" e "Corpo Fechado". Sobre a expectativa de fazer uma série com grandes reviravoltas na trama, ele não se abala. "Fiz isso no meu terceiro filme, os dois anteriores ninguém viu (risos). 'Sinais', a meu ver, não teve isso. É algo que vai e volta. Mas até que gosto dessa expectativa. É como se dissessem a um comediante que ele tem que ser engraçado de novo. Gosto quando a história tem pontos de vista incompletos e aí vem uma informação crítica que muda tudo", analisou.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos